CRB bate o CSA nos pênaltis e se sagra bicampeão estadual

Esportes

por Paulo Victor Correia - www.tudonahora.com.br

No duelo, que acontece no Estádio Rei Pelé, quem vencer na prorrogação leva o título de campeão alagoano da temporada

No histórico Clássico das Multidões que decidiu o título do Campeonato Alagoano 2013, o CRB venceu o CSA nos pênaltis por 4 x 3 e se sagrou o grande campeão da temporada no ano do centenário do rival. No tempo normal, o time marujo venceu por 1 x 0 e levou o duelo para a prorrogação, que acabou sem gols no Estádio Rei Pelé, na tarde/noite deste sábado (18). A TV Pajuçara, Rádios Pajuçara FM 103,7 Maceió e 101,9 Arapiraca e o TNH1 fizeram a cobertura completa deste grande e emocionante duelo.

No primeiro tempo, o Galo começou mais atrás e jogando no contra-ataque. Enquanto isso, o Azulão tinha mais posse de bola nos minutos iniciais e ficava mais tempo no seu campo ofensivo. A partida seguiu bem equilibrada, com as duas equipes criando boas jogadas, mas sem finalizar com tanto perigo. Tanto o CRB, quanto o CSA, não tinham bola perdida e ela era disputada com muita vontade pelos seus atletas, porém, estavam cautelosos e não arriscavam os chutes de longe, já que as defesas estavam bem postadas. Aos 26?, Diego Clementino recebeu cruzamento e cabeceou na trave, mas o lance não valeu porque ele estava impedido.

Da metade para o final da primeira etapa, o CRB passou a exercer uma leve pressão e às vezes conseguia finalizar, mas sem dar muito trabalho ao arqueiro azulino. A partida era bastante brigada, principalmente pelo setor de meio-campo, e por isso o jogo era constantemente paralisado devido ao número de faltas. O time praiano ainda perdeu o goleiro Galatto, que se machucou sozinho e foi substituído por Tiago. Na equipe maruja, o mesmo aconteceu com Leandrinho, que saiu para entrada de Levi. Nos minutos finais, o cenário da partida não mudou e ninguém conseguiu balançar a rede.

No segundo tempo, as duas equipes decidiram jogar com mais velocidade e sem parar tanto o duelo. Desta forma, o Galo e o Azulão chegavam com mais perigo no gol adversário. A partida ficou quente e a todo instante tinha bons lances de gol. O CSA quase abriu o placar aos 9 minutos, após bola alçada na área e desvio de Paulo Sérgio que quase fez contra, mas a bola foi no travessão.

Depois, o CRB voltou a pressionar com frequência e também chegando com muito perigo, mas o goleiro Flávio não deixava a bola entrar. Como precisava unicamente da vitória, o Azulão tentava atacar, mas geralmente não conseguia criar lances de perigo e esbarrava na defensiva regatiana.

O CRB conseguia ligeiramente ter o controle do jogo, pois marcava bem e tinha mais posse de bola, inclusive no campo do adversário, assim ganhando tempo, já que o empate lhe daria o título. O CSA aparentemente estava cansado e desta maneira não chegava com tanta força na frente. Enquanto isso, o Galo atacava com mais perigo, mas perdia boas chances. Mas aos 34 minutos, Diego Clementino rolou para Elyeser, que sem marcação soltou o pé no canto do goleiro, abrindo o marcador. Nos últimos minutos, o time praiano tentou achar o empate, mas a equipe maruja se defendeu bem e segurou o placar, levando a decisão para o tempo extra.

Prorrogação (dois tempos de 15 minutos cada)

O CRB começou o tempo extra em cima e com muita vontade, enquanto o CSA buscava o contra-golpe. O Galo pressionava, porém não chutava porque a defensiva azulina fazia um ?paredão?. Depois, a partida deu uma esfriada, pois a bola ficou muito centrada no meio-campo, e o tempo terminou empatado.

No segundo tempo da prorrogação, os dois times foram par ao tudo ou nada.  E assim como no primeiro, o CRB pressionou ligeiramente, só que demorava para chutar e quando o fazia errava o alvo. O Azulão, enquanto isso, tentava ainda contra-atacar, mas seguiu aparentemente cansado e chegando pouco na frente. Desta forma foi embora a prorrogação e a decisão foi para os pênaltis.

Cobranças de pênaltis

O primeiro a cobrar foi Alex, do CSA, que chutou no canto direito do goleiro e fez: 1 x 0
No CRB, o primeiro a cobrar foi Denilson, que mandou no lado esquerdo de Flávio e empatou: 1 x 1
O zagueiro Adalberto foi cobrar o segundo pênalti do CSA e Tiago defendeu: 1 x 1
Paulo Sérgio ajeito a bola para o CRB e chutou na direita de Flávio, que se esticou e não pegou: 2 x 1
O terceiro do CSA a cobrar foi Diego Clementino, que não titubeou e empatou: 2 x 2
Depois, Johnnattan, do CRB, foi para a bola e Flávio conseguiu pegar: 2 x 2
A quarta cobrança do CSA foi de Everaldo. Ele mandou de um lado e o goleiro foi para o outro: 3 x 2
Na sequência, Marcus Vinicius chutou para o CRB e mandou fraca e no canto, mas fez: 3 x 3
Anderson, do CSA, ficou encarregado do quinto chute, mas Thiago cresceu e pegou no lado direito: 3 x 3
A cobrança que valia o título do CRB foi de Schwenck, que mandou no meio e marcou: 4 x 3!

CRB É BICAMPEÃO!

Depois do resultado de 0 x 0 na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis, depois de o CSA ter vencido no tempo normal por 1 x 0, pois precisava vencer por qualquer placar, já que o saldo de gols não interferia no regulamento. O CRB, por outro lado, precisava do empate no tempo normal para ser bicampeão, já que na partida de ida venceu por 4 x 2. Só que a decisão acabou mesmo indo para os pênaltis e nele o Galo venceu por 4 x 2.

Durante todo o Estadual, o Galo e o Azulão se enfrentaram quatro vezes, contando com esta partida. Na primeira, válida pela 3ª rodada do hexagonal, o placar foi 1 x 1, enquanto na 8ª rodada do hexagonal o CRB venceu por 1 x 0, e por 4 x 2 na primeira final. Além disso, jogando no Rei Pelé o CRB não havia perdido nenhum jogo, pois empatou um como visitante, contra o próprio CSA, e venceu todos os seis jogos como mandante no Estadual. Agora o Azulão quebrou esse tabu no tempo normal.

Ficha técnica
Campeonato Alagoano 2013 ? final ? jogo da volta (ida: CSA 2 x 4 CRB)
Jogo: CRB 0 x 1 CSA
Local: Estádio Rei Pelé, Maceió-AL
Data: 17/05 (sábado), Hora: 16h
Árbitro: Péricles Bassols Cortêz (FIFA-RJ)
Auxiliar 1:  Altemir Hausmann (FIFA-RS)
Auxiliar 2: Fábio Pereira (FIFA-TO)


CRB:
1- Galatto (12-Tiago, aos 41? do 1T), 2- Paulo Sérgio, 3- Marcus Vinicius, 4- Audálio. 6- João , ictor
5- Everton Luiz, 8- Johnnattan, 11- Jairo (17-Uálisson Pikachu, aos 8? do 2T), 10- Walter Minhoca, 7- Carlão (18-Denilson, aos 33? do 2T), 9- Schwenck
Técnico: Ademir Fonseca
Suplentes CRB: 12-Tiago, 13-Gladstone, 14-Diego Aragão, 15-Ananias, 16-Cristiano Tite, 17-Uálisson Pikachu, 18-Denilson.
CSA:
1- Flávio, 2- Leandrinho (16-Marielson, aos 49? do 1T), 3- Leandro, 4- Adalberto, 6- Rogerinho, (17-Anderson, aos 14? do2 T), 5- Robson, 8- Elyeser, 11- Rodolfo (15-Fabiano, aos 22? do 2T), 10- Alex, 7- Diego Clementino, 9- Everaldo,
Técnico: Beto Almeida
Suplentes CSA: 12-Jorge Miguel, 13-Cleberson, 14-Levi, 15-Fabiano, 16-Marielson, 17-Anderson, 18-Mendes.

Comentários