Santa Casa de Maceió implanta Plano de Cargos e Carreiras

Saúde

por Theodomiro Jr. - ASCOM - Santa Casa de Maceió

Sílvio Melo, gerente de Gestão de Pessoas da Santa Casa de Maceió

O provedor Humberto Gomes de Melo realizou agora em dezembro um antigo sonho na área de Gestão de Pessoas: implantar um Plano de Cargos e Carreiras para o quadro de pessoal da instituição, que priorize e estimule o desempenho de cada colaborador em sua função.

Conforme esclarece Sílvio Melo, gerente de Gestão de Pessoas e principal articulador do PCC, não haverá grande impacto financeiro na folha salarial como também não haverá redução nos vencimentos dos colaboradores, conforme diretriz estabelecida pela Instituição. Com a implantação do PCC ocorrerá a modernização da nomenclatura de alguns cargos e funções.

"Cumprindo os objetivos principais, a implantação do PCC permitiu organizar melhor a estrutura de cargos e funções do quadro de pessoal da instituição; criou uma tabela salarial progressiva; possibilitou estabelecer uma política de promoção e crescimento profissional e principalmente não trouxe nenhum prejuízo financeiro aos colaboradores", disse Sílvio Melo.

A estruturação e conceitos do PCC contaram com a parceria da Leme Consultoria, uma das empresas mais respeitadas do País na área de gestão de pessoas, e com a Totvs, uma das seis mais prestigiadas empresas de software do mundo para implantar e operacionalizar o sistema de gestão do PCC.

Para a implantação do Plano de Cargos e Carreiras foi importante a sensibilização dos diretores, gerentes e líderes; a pesquisa de salários conduzida pela Leme Consultoria; as discussões sobre a tabela salarial com a Direção; a apreciação técnica por parte das áreas jurídica e de tecnologia da informação; além da apresentação do PCC aos sindicatos das diversas categorias profissionais e sua formalização nos acordos coletivos.

"Acredito que o resultado final foi alcançado. Formatamos uma ferramenta de gestão dos cargos e carreiras equilibrada, de longo prazo e sustentável financeiramente", avaliou Sílvio Melo. O PCC se baseará no desempenho de cada colaborador ao longo do ano, cuja avaliação ficará a cargo dos diretores, gerentes, assessores, coordenadores e supervisores de cada área.

Comentários