Instituições promoveram solenidade de formatura de crianças da Grota do Moreira que participaram do curso de combate à droga e à violência do Proerd
A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e a Polícia Militar promoveram na terça-feira (31/05), a formatura de 93 crianças que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade aconteceu na Grota do Moreira, no Jacintinho, e teve o objetivo de assegurar às crianças, que vivem em situação de risco social, os serviços de proteção, prevenção e vigilância contra as drogas e a violência.
Os meninos e meninas que participaram de um curso têm entre 5 e 12 anos. Durante as aulas, eles receberam informações sobre os efeitos das drogas e a criminalidade vinculada ao seu uso.
O evento fez parte do projeto piloto ?Em busca do exercício pleno dos direitos sociais?, desenvolvido pela Comissão de Direitos Sociais da OAB/AL. O presidente da OAB/AL, Omar Coêlho, afirmou que as crianças participantes do curso ?são novos soldados da cidadania?.
Omar Coêlho parabenizou a todos os familiares das crianças que participaram do curso, bem como a iniciativa da presidente da Comissão de Direitos Sociais da OAB/AL, Cosmélia Fôlha, e da major da PM Valdenize Ferreira. Ele ressaltou a importância do projeto para promover a aproximação da polícia militar com a comunidade. ?Isso (a formatura) é um marco para a história da Grota do Moreira. A Polícia Militar não irá mais sair da Grota do Moreira com a presença destas crianças que participaram desta formatura?, disse.
Na oportunidade, Omar Coêlho exigiu uma maior presença do Estado em regiões de vulnerabilidade social. ?A ausência do Estado contribui para o aumento do consumo de drogas?, afirmou. Omar Coêlho colocou ainda a OAB/AL à disposição da comunidade e pediu uma cooperação maior entre as entidades, organismos da sociedade e o poder público para formar uma rede de solidariedade e de enfrentamento à criminalidade e às drogas.
ESCRITÓRIO MODELO ? Cosmélia Fôlha disse que o evento teve o objetivo de mobilizar os moradores da Grota do Moreira para fomentar e divulgar os direitos sociais e sua relevância para que sejam plenamente exercidos. A presidente da comissão da Ordem afirmou ainda que será disponibilizado, em julho, aos moradores da Grota do Moreira, um balcão de atendimento jurídico para ofertar ações gratuitas de mediação, arbitragem e conciliação. ?Esta nova ação da Comissão de Direitos Sociais será feita em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau?, afirmou.
Para a major Valdenize disse que a PM e a OAB/AL conseguiram realizar na Grota do Moreira uma missão de paz. A oficial classificou a formatura como um evento de interação, cidadania e de resgate dos valores humanos. ?Essa integração entre a OAB e a PM mostra o envolvimento como a paz e o amor e o compromisso com o ser humano e o resgate da cidadania das crianças que serão os multiplicadores dessas ações e informações que estamos passando?, disse.
A líder comunitária da Grota do Moreira, Ana Lúcia Melo, parabenizou a iniciativa da OAB/AL e afirmou que depois da implantação do projeto piloto percebeu mudanças no comportamento dos moradores do local. ?A iniciativa da OAB é importante. Porque a questão de cidadania não é uma responsabilidade somente do governo, mas também de todo cidadão?, disse.
A comunidade ainda foi contemplada com a entrega de uma biblioteca infantil, destinada às crianças da grota. Apresentações de contos e histórias infantis com teatro de fantoches e também fizeram parte da programação do evento. Já os moradores da grota receberam atendimento jurídico, bem como serviços de triagem de saúde e salão de beleza (corte e escova). Atividades culturais desenvolvidas por grupos de moradores da comunidade também fazem parte da programação do evento.
Além do presidente da OAB/AL, participaram do evento o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Luciano Silva, e deputado estadual Jeferson Moraes.
Comentários