Os discentes do 4º período do Curso de Pedagogia do Campus II da UNEAL, em Santana do Ipanema, coordenados pela Professora Maria das Graças Correia Gomes, encenaram nesta terça-feira, 6 de julho, no auditório do Campus II, o conto tradicional Chapeuzinho Vermelho a crianças de escolas públicas de Santana do Ipanema. Ocorreram duas sessões, sendo uma às 14 horas, contando com a presença de 75 crianças da Escola Municipal José Francisco de Andrade e mais 26 crianças da Creche Santa Quitéria; a outra sessão ocorreu a partir das 15 horas, contando com 50 crianças da Escola Municipal Santa Sofia e mais 45 crianças da Escola Municipal São Cristovão. A dramatização emocionou crianças e adultos presentes; em alguns momentos as crianças chegaram mesmo a interagir com os personagens. ?É maravilhoso ver a emoção e o encantamento nos rostos dessas crianças em cada momento da peça?, comentava uma das professoras.
Já no segundo dia, 7 de julho, houve a dramatização do conto tradicional Cinderela, também com duas sessões. Na primeira sessão, às 14 horas, estiveram presentes 45 crianças da Escola Municipal Durvalina C. Pontes, mais 20 crianças da Escola Municipal Branca de Neve, e 25 crianças da Creche Francisco José de França Araújo; a segunda sessão ocorreu às 15 horas, contando com 33 crianças da Escola Municipal Batista Acioly e 45 crianças da Escola Municipal José Francisco de Andrade.
A proposta das dramatizações
A proposta de organizar duas peças teatrais surgiu a partir de discussões na disciplina Metodologia da Educação Infantil, de responsabilidade da Professora Maria das Graças Correia Gomes, sobre a importância das artes cênicas para as crianças da educação infantil, bem como o ver e o ouvir histórias nessa faixa etária. No entanto, a inexistência de um teatro em Santana do Ipanema não colabora para que ações dessa natureza ocorram na cidade ou mesmo na região.
Diante desse cenário, foi proposta à turma do 4º período do Curso de Pedagogia a organização de duas peças teatrais para apresentá-las a crianças de 3 a 5 anos das escolas públicas de Santana do Ipanema para apreciarem essa manifestação artística. Bem como, possibilita a essas crianças o acesso ao teatro como cultura necessária para a ampliação de seus conhecimentos, pois, segundo a Professora Maria das Graças, ?apesar das artes cênicas fazerem parte do currículo da educação básica, é muito pouco utilizada com crianças nessa faixa etária?. A equipe, portanto, se encarregou de organizar como atividade prática uma dramatização dos contos tradicionais Chapeuzinho Vermelho e Cinderela.
Essa parceria entre a UNEAL e o Município de Santana do Ipanema ocorreu através do apoio da Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Sra. Silvana Aparecida Belfort Sparapan de Melo e das Coordenadoras da Educação Infantil do Município, Professoras Christiani Alapenha Ferreira Amaral, Eva Maria Silva Ferreira e Jeane Maria de Souza Couto Alves, que acompanharam as crianças durante as dramatizações.
Fonte:http://mundobr.pro.br/uneal/2010/07/07/campus-ii-realiza-projeto-a-crianca-vai-ao-teatro/
Galeria de imagens dos contos Chapeuzinho Vermelho e Cinderela:
II realiza projeto ?A Criança vai ao Teatro?
EducaçãoPor Wellyngton 08/07/2010 - 15h 00min http://mundobr.pro.br/uneal/

Comentários