Moradores do interior de Alagoas discutem atendimento previdenciário

Geral

ACS/INSS/AL

Audiência pública será realizada amanhã, 2, em Palmeira dos Índios

Os moradores de Palmeira dos Índios e dos municípios de Estrela de Alagoas e Igaci podem discutir e avaliar os serviços previdenciários, principalmente o atendimento da Agência da Previdência Social em Palmeira dos Índios, nesta quarta-feira, 2. Será realizada audiência pública naquele município, a partir das 8h30, no auditório da UNIMED no São Bernardo Hotel, localizado na pça. da Independência. s/n, centro. Essa audiência é promovida pelo Conselho de Previdência Social (CPS) da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Alagoas. O objetivo do encontro é discutir melhorias através da interlocução do Conselho de Previdência e da Gerência do INSS com a população.

A audiência é aberta ao público, mas foram convidadas algumas entidades daquela região, como: sindicatos de trabalhadores rurais, associações de trabalhadores e de moradores, de aposentados e pensionistas, Prefeitura Municipal, bancos, entre outros órgãos.

Nas audiências anteriores, a maior reivindicação dos trabalhadores está relacionada com a concessão de benefícios do trabalhador rural, principalmente o segurado especial, no qual a atividade é exercida em regime de economia familiar. ?Os segurados especiais não precisam contribuir para requerer seus benefícios, mas precisam comprovar a atividade exercida, muitas vezes sem registros comprobatórios oficiais. Por isso o trabalho de análise do INSS é realizado de forma minuciosa, gradativa, para evitar incoerências na concessão dos benefícios?, afirma Gilvanete Francisco, chefe de Benefícios do INSS.

As gerências executivas do INSS devem ter um Conselho de Previdência Social. Estes são compostos por 10 conselheiros, sendo dois representantes dos trabalhadores, dois dos empregadores, dois dos aposentados e pensionistas e quatro do Governo, os quais se reúnem ao menos uma vez por bimestre. Cada representante tem como principal atribuição avaliar sistematicamente a gestão previdenciária, acompanhar a aplicação da legislação pertinente à Previdência Social e propor seu aperfeiçoamento.

A audiência pública é uma ação exclusiva do Conselho de Previdência da Gerência do INSS em Maceió. A idéia dos conselheiros é aproximar a Previdência da população, com um canal direto de participação. Este ano o evento já ocorreu nas cidades de Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, São Miguel e Arapiraca. Todas as audiências são realizadas nas cidades do interior do estado que possuem unidades de atendimento do INSS.

Comentários