Na semana passada, durante viagem a Brasília, onde participou da 13ª edição da Marcha em Defesa dos Municípios, a prefeita de Anadia, Sânia Tereza (PT), alertou aos demais gestores o quanto são dispendiosas as viagens à capital federal, em busca de recursos parlamentares para a população.
Na oportunidade, a prefeita frisou que o processo poderia ser mais fácil, afinal os prefeitos contam com 9 deputados federais e três senadores em Brasília. ?Temos 12 representantes diretos em Brasília e, por conta disso, todo o processo poderia ser menos burocrático na hora de conseguir emendas?, frisou Sânia.
O evento contou com mais de 2 mil prefeitos de todo o país. Além da redução da carga tributária, da defesa da autonomia municipal e dos royalties da Petrobras, os prefeitos exigiram a regulamentação da Emenda 29, que define quanto a União, os estados e os municípios devem destinar para a área da Saúde.
Os prefeitos queixaram-se de que o Congresso não se mobiliza para votar a regulamentação. Enquanto isso, os municípios arcam com a parte mais pesada do custeio da saúde, mas os estados e a União não fazem sua parte.
A marcha a Brasília é considerado o maior evento municipalista da América Latina. Além de terem participado de passeatas e manifestações em frente ao Congresso, os integrantes do movimento se encontraram com os candidatos à sucessão do presidente Lula. Houve debates com os pré-candidatos Dilma Roussef, José Serra e Marina Silva.
A comitiva dos prefeitos de Alagoas foi recebida pela bancada dos deputados federais de Alagoas, entre eles Carimbão, Olavo Calheiros, Benedito de Lira, Chico Tenório, Joaquim Beltrão, Carlos Alberto Canuto e Augusto Farias. Não estiveram presentes apenas os deputados Chamariz e Mauricio Quintela.
Na audiência, que aconteceu no auditório do Senado Federal, os prefeitos se manifestaram contra a demora da aprovação da emenda 29 e ainda apresentaram para os deputados um abaixo-assinado exigindo que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal assinassem um documento se comprometendo a votarem a favor da emenda 29. Caso não ocorra, os prefeitos em protesto não apoiariam as candidaturas em 2010 daqueles que não assinassem o documento.
ADALBERTO CUSTÓDIO
ASSESSOR DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE ANADIA
Em Brasília, Sânia Tereza critica burocracia na liberação de recursos
PolíticaAdalberto Custódio 25/05/2010 - 16h 00min Adalberto Custódio

Sânia Tereza
Comentários