O ponto alto da campanha foi o dia 18 de Maio, com a Caminhada - Momento de Sensibilização no Município contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Vale ressaltar que esta campanha foi realizada com o apoio total da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Defesa Civil, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e demais Secretarias do município, Ministério Público; Vara da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Rede Socioassistencial
Mesmo com muita chuva a caminhada foi realizada e os propósito foram cumpridos.
EQUIPE TÉCNICA: Psicóloga: Juliana Cristina, Assistente Social: Christine Cruz, Pedagoga Social: Joselma Felix, Assessoria Técnica: Maria José, Recepção: Roneide Silva.
Caminhada marca o ponto alta da Campanha Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Santana
Assistência Socialpor Joselma Félix - Pedagoga CREAS 18/05/2010 - 22h 00min Maltanet

18 de Maio ? Dia Nacional de Combate ao abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes
ESQUECER É PERMITIR, LEMBRA É COMBATER!
Por que o 18 de Maio?
Neste dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável.
Seu corpo apareceu seis dias depois desconfigurada por ácido. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que institui o 18 de Maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual. Portanto, esse é um dia em que toda a população do Brasil deve se manifestar contra a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes.
O que é Violência Sexual?
É uma violação dos direitos sexuais, porque abusar e/ou explorar do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
A Violência Sexual pode ocorrer de duas formas: Abuso Sexual e Exploração Sexual
Abuso Sexual
É a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.
Exploração Sexual
A exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em rede de prostituição, pornográfica, redes de tráfico e turismo sexual.
Existem outros tipos de violência, as mais comuns são:
Violência Física: uso de força ou atos de omissão praticados pelos pais ou responsáveis, com o objetivo claro ou não de ferir, deixando ou não marcas evidentes.
Violência Psicológica: rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito e punições exageradas.
Negligência/Abandono: ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para seu desenvolvimento.
Bullying: uso do poder ou da força para intimidar ou perseguir outros na escola ou no trabalho.
Comentários