Jovem Embaixador: Interessados em participar do programa têm até o dia 5 de agosto para fazer pré-inscrições

Educação

Ricardo Moresi

Jovens embaixadores 08.07.08 Socorro S. Mendonça

Os jovens entre 15 e 18 anos que tenham interesse em participar do Programa Jovem Embaixador [iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com os setores público e privado] têm até o próximo dia 5 de agosto para realizar suas pré-inscrições. Em 2011, o programa levará mais 35 estudantes brasileiros da rede pública aos Estados Unidos por três semanas, com todas as despesas pagas.

O estudante José Wallace dos Santos, 16 anos, representante de Alagoas este ano no Programa Jovem Embaixador e ex-aluno da Escola Estadual Egídio Barbosa, situada na zona rural de Palmeira dos Índios, revela que para participar dessa iniciativa os jovens precisam estudar na rede pública de ensino, ter excelente desempenho escolar, possuir engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos um ano.

José Wallace dos Santos

Wallace explica que os interessados precisam também ter boa fluência oral em inglês, ser comunicativos, demonstrar flexibilidade e facilidade para adaptar-se a realidades e culturas diferentes, manter bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade e pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida.

José Wallace confessa que os estudantes que querem concorrer a uma vaga precisam visitar o site http://www.embaixadaamericana.org.br e criar uma conta no Facebook através do link http://www.facebook.com/JovensEmbaixadores. Quando aprovado na primeira fase de seleção, os candidatos precisam identificar a instituição parceira mais próxima de sua residência e entrar em contato para encaminhar o questionário preenchido juntamente com a documentação solicitada. ?Em Alagoas, a instituição parceira é a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE)?, informa.

Ele evidencia ainda que os candidatos respondem a um pré-questionário, passam por exame escrito e oral e se aprovado neste último já ganham um curso de imersão durante uma semana em uma das embaixadas americanas no Brasil. ?O resultado com o nome dos escolhidos sai no mês de outubro. A viagem deve acontecer em janeiro de 2011?, destaca.

A coordenadora Estadual do Programa Jovem Embaixador, Maria Socorro Soares de Mendonça, expõe que o aluno escolhido para participar da 9ª edição do Programa Jovens Embaixadores fará visita a centros históricos. Ela assinala que esse programa funciona no país desde 2002 e, em Alagoas, funciona há três anos. ?O perfil do jovem embaixador é o de um jovem comprometido com sua comunidade, com bom histórico escolar, ótimo desempenho em todas as disciplina e fluência na língua inglesa?, argumenta.

A Experiência ? José Wallace dos Santos, natural de Palmeira dos Índios, conta que sempre pensou além da realidade dele. O garoto comenta que tinha a certeza de que iria para os Estados Unidos aperfeiçoar o seu inglês. ?Não sabia quando. Este era um dos meus objetivos?, admite.

O estudante adianta que o seu próximo objetivo é passar no vestibular de Direito na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ou em Letras/Inglês na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). ?Não pude participar do último vestibular porque estava viajando como jovem embaixador?, justifica.

Ele diz que no âmbito educacional tornou outra pessoa. ?A gente volta muito mais brasileiro. Com senso crítico muito mais aguçado. Tive muita saudade da comida brasileira, da minha família e dos meus amigos. Tenho muito apreço pelo meu Estado e pelo meu país?, declara.

A família Heilman me recebeu muito bem, frisa Wallace, ao informar que ficou hospedado no Estado de Montana, na cidade de Bozeman. ?Pratiquei inglês muito bem. Fiquei doze dias com esta família. Visitei parques, museus, pesquei no gelo, pratiquei esqui e fiz imersão na Universidade de Montana, onde fui certificado pela própria instituição?, afirma.

?Meus pais são analfabetos. Mas, eles incentivam muito o meu estudo e se realizam através das minhas conquistas. O fato de ter ido aos Estados Unidos dedico a eles. Minha vida mudou consideravelmente. Sou um jovem mais maduro?, deixa transparecer o garoto. Ele conclui revelando que vai começar a dar aulas na escola de inglês Real Time Idiomas, em Palmeira dos Índios. ?Este será meu primeiro emprego?, assinala.

Comentários