Maceió sediou no sábado (24), no teatro do Colégio Marista, a III Conferência Estadual do Esporte, que discutiu e escolheu as propostas e metas e elegeu os 25 delegados que vão representar o Estado na III Conferência Nacional do Esporte, que será realizada de 3 a 6 de junho, em Brasília (DF). O evento foi promovido pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
Durante a preparação para a conferência estadual, pela primeira vez, o governo de Alagoas promoveu cinco etapas regionais envolvendo os municípios das macroregiões do Litoral Norte Sertão, Litoral Sul, Vale do Paraíba e Zumbi. As plenárias dessas regionais referendaram 350 delegados que representaram seus municípios na conferência estadual. Maceió, Arapiraca e Paripueira também realizaram as suas conferências.
A conferência estadual serviu de preparatória para a III Conferência Nacional do Esporte - convocada pelo Ministério do Esporte, que tem como tema o ?Plano Decenal de Esporte e Lazer - 10 Pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais?. Durante a conferência estadual foram discutidas e escolhidas as propostas de ações e metas para a área do esporte no Estado. Ao final dos trabalhos foram eleitos os 25 delegados e suplentes que vão representar Alagoas na III Conferência Nacional do Esporte, em Brasília.
A delegação alagoana ficou composta de 06 delegados por Maceió; 03 por Arapiraca; 01 por Paripueira; 15 pelas regionais do Litoral Norte (02), Litoral Sul (03), Sertão (04), Vale do Paraíba (04) e Zumbi (02).
Sec. Rogério Teófilo na abertura da conferência
Na abertura do evento, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, deu as boas vindas aos delegados representantes dos municípios e reafirmou o compromisso do governo do Estado com o esporte amador, citando como exemplo a interiorização das discussões para essa conferência. ?Estamos aqui hoje conscientes de que estamos no caminho certo porque queremos o melhor para todos vocês que fazem o esporte em Alagoas. Por isso, vamos escolher as melhores propostas para a área do esporte no Estado e levar para o encontro de Brasília?, disse o secretário.O secretário de Estado Adjunto do Esporte, Luís Antônio Ribas (Catarina), agradeceu as prefeituras municipais pela recepção durante as etapas regionais e as coordenadorias regionais de ensino e de esporte que deram todo o apoio para que essas etapas acontecessem. Ele também destacou a participação e empenho da comissão organizadora e os professores mediadores e relatores
?Para nós gestores o mais importante não vai ser só levar para Brasília as nossas propostas e metas de todas as cinco etapas regionais e de Maceió, Paripueira e Arapiraca. Vamos fazer aqui um diagnóstico dos municípios alagoanos, o que está acontecendo em nosso Estado e os anseios de todos vocês. O mais importante para a gente secretário Rogério Teófilo, será a elaboração de um documento que será entregue ao senhor, que vamos encaminhá-los aos coordenadores para que garantam as políticas públicas para o esporte nos próximos anos?, declarou Catarina.
Ele disse que o esporte precisa de mais orçamento para desenvolver melhor o esporte no Estado, e que a Secretaria Adjunta do Esporte seja separada da Educação. ?Já temos a promessa do governador Teotonio Vilela. Não é que não nos sentimos bem dentro da Secretaria da Educação, mas, porque precisamos ter autonomia e identidade. É isso que nós vamos buscar. É isso que vocês estão buscando?, afirmou o secretário de esporte, contabilizando durante as etapas regionais atingiu-se quase 70% dos municípios presentes nas conferências. ?Isso demonstra o interesse pelo esporte e temos de continuar lutando por isso?, ressaltou.

Andrea Carvalho_do Ministério do Esporte na abertura da III Conferência Estadual do Esporte
A representante do ME explicou que assim como as pessoas discutem Educação, Saúde, a idéia é colocar o Esporte em pauta também e ter como compromisso. ?Porque a gente sabe que o Esporte é um meio poderosíssimo de transformação social. Então, é essa a mensagem que trago do Ministério?, afirmou Andrea, que encerrou sua participação na conferência estadual fazendo uma explanação sobre o Plano Decenal do Esporte.
Comentários