O Hospital Dr. Arsênio Moreira em Santana do Ipanema na tarde e inicio da noite desta sexta-feira (12) recebeu um numero excessivo de pacientes com suspeita de Dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde convocou o suporte de médicos e enfermeiros para ajudar na recuperação dos pacientes, na sua maioria crianças. Os atendimentos estão sendo feitos em todos os locais dos hospital devido a quantidade de casos. Os vereadores foram convidados para observarem de perto a situação. Estiveram na unidade hospitalar Jal de Areias, Enaldo e Papa Tudo.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde Mariz Izabel Barros santana vive uma epidemia da doença. Os profissionais estão fazendo de tudo para que o atendimento seja breve , mas as imagens mostram o número de pessoas que estão na unidade hospitalar.
Até móveis e equipamentos com suporte para soros de outras unidades de saúde foram encaminhados para o hospital.
O Dr. Gustavo, diretor do hospital, disse a nossa reportagem que um solicitou ajuda a Dra. Margarete Medeiros,infectologista, que atua melhores hospitais da Capital que elaborou um protocolo de atendimento a clientes com suspeita de dengue. Esse documento está sendo seguido pelos médicos de plantão.
Consta do Protocolo:
1- Notificar (preencher todos os campos da ficha);
2- Administrar 3.000 ml de soro fisiológico ou 2.000 ml SF + 1.000 de Ringer e manter em observação;
3 ? Paracetamol/Omeprazol;
4 ? Controle da PA (iodoso);
5 ? Prova do laço;
6 ? A cada 24 horas realizar hemograma para contagem de plaquetas;
7 ? Orientações sobre os cuidados domiciliar (hidratação oral);
8 ? Após o 5o. Dia, solicitar TGO e TGP.
Sinais de Alerta: Dor abdominal, vômito, plaquetas <50.000 e sangramento, encaminhar para o HDT.
Hospital Arsênio Moreira fica lotado com casos suspeitos de Dengue
SaúdeJosé Malta Fontes Neto 12/03/2010 - 20h 00min José Malta Fontes Neto

Pacientes são atendidos nos mais diversos setores do hospital
Considerando a quantidade de pessoas a direção do hospital e a secretaria municipal de Saúde convocaram mais dois médicos, Dr. José Avelar Alécio e Dra. Valma Cavalcante para ajudarem aos médicos Dr. Honório e Dra. Kátia que estavam de plantão.
O número de enfermeiros também foi ampliado e os atendimentos foram feitos imediatamente. A prefeita Renilde Bulhões esteve no hospital para acompanhar de perto os procedimentos. Segundo a secretária Maria Izabel esteve também na unidade de saúde a Dra. Tânia, promotora de justiça que vai em conjunto com os órgãos de saúde tomar providências enérgicas para aqueles que se recusarem a tratar das suas residência quanto ao combate ao mosquito da dengue, inclusive com penas determinadas por lei.
Por volta das 21h o movimento foi estabilizado e os pacientes que foram medicados foram liberados aos poucos.
Comentários