O programa "Coisas do Sertão", no ar desde o dia 12 de junho de 2000, pela Rádio Comunitária Cidade FM, apresentado pelo radialista Fernando Valões, vem cumprindo a missão de democratizar a comunicação social no município de Santana do Ipanema.
Valões comentou sobre a premiação do Ministério da Cultura, parece um sonho, com 34 anos militando no rádio, jornal e na televisão, vencer entre 400 iniciativas inscritas, em um programa produzido em uma pequena emissora de rádio comunitária no território da cidadania do médio sertão alagoano, ?tem como objetivo promover os direitos fundamentais, assim como a inclusão social e a emancipação da comunidade, além de atuar para garantir à todos a possibilidade de exercício da cidadania, das 5h ás 9h, temas como Agricultura, Meio Ambiente, Comunicação, Saúde, Política, Polícia, a música do passado, entrevistas com especialistas em todas as áreas, equipe de externa pelas ruas da cidade, com os repórteres Djalma Silva e Ginaldo Silva. Contou Valões.
82 projetos foram contemplados, sendo 18 na categoria Regional/Nacional e 64 na categoria Local/Estadual, em Alagoas fomos o único premiado, o 6º colocado no nordeste e o 25º do Brasil, com 87 pontos obtidos pela comissão organizadora. ?Continuo acreditando na força do rádio comunitário, que permite bons programas fora das grandes corporações midiáticas, dando voz e expressando o anseio de suas comunidades, imagine uma gari do município com um filho deficiente físico, 16 anos, transportando nos braços, da sua residência ao Caps, o programa com a participação da sociedade conseguiu uma cadeira de rodas, é a feira pela fome, o gás pelo desemprego, a mãe desesperada para soltar o filho preso pela falta de defensoria publica, daí chega o apoio dos advogados João Neto, Aparecida Teodósio e Ubiratan Dantas, campanhas de combate a dengue, de Meio Ambiente, apoio as vitimas das enchentes do Rio Ipanema, alojando nas instalações da emissora, formando assim uma corrente de solidariedade, onde todos ganham com a força do rádio?. Concluiu Valões.
Os Pontos de Mídia Livre são uma ação do programa Mais Cultura, que integra a agenda social do governo federal. ?O objetivo é apoiar iniciativas de comunicação social participativas e interativas?, reforça a secretária de Articulação Institucional Silvana Meireles, coordenadora do Mais Cultura.
Célio Turino, secretário de Cidadania Cultural do MinC, acrescenta que a proposta do primeiro prêmio é mapear a rede de Pontos de Mídia Livre no país, mas que novas edições ainda estão previstas. Inicialmente, o edital foi lançado para reconhecer 60 iniciativas de midialivrismo e comunicação compartilhada ? dez delas na categoria Nacional/Regional e 50 na categoria Estadual/Local. No entanto, pela excelência das propostas, houve a ampliação do número de premiados, que saltou de 60 para 82, o que representou um incremento de R$ 1,5 milhão.
A comissão julgadora, formada por representantes do MinC e profissionais com experiência na área, observou critérios como proposta editorial, qualidade estética, grau de interatividade, tiragem/audiência, repercussão e regularidade das iniciativas de comunicação inscritas. Como as propostas vieram de vários lugares e com diferentes suportes de mídia, a comissão avaliadora verificou se os ganhadores contemplavam todas as regiões brasileiras e distribuiu, de forma equilibrada, prêmios nas áreas de audiovisual, impresso, multimídia, rádio e web.
Com os Pontos de Mídia Livre, o MinC quis reconhecer e valorizar Pontos de Cultura e/ou organizações não-governamentais sem fins lucrativos que desenvolvem ou apóiam iniciativas de comunicação compartilhada e participativa. O objetivo do prêmio foi apoiar iniciativas de comunicação livre existentes no país ? seu alcance, êxitos, problemas e necessidades, bem como as possíveis ações que o Estado brasileiro pode organizar para apoiá-las. Foram premiadas propostas que se iniciaram até 1º de julho de 2008.
Foram consideradas iniciativas de comunicação compartilhada e participativa aquelas que reúnem pelo menos dois membros em sua equipe editorial e que buscam interatividade com o público.
Radialista alagoano vence Prêmio Pontos de Mídia Livre
Culturawww.sertao24horas.com.br 17/08/2009 - 21h 00min www.sertao24horas.com.br

Comentários