Candidatos do pleito eleitoral 2008 em Olivença são diplomados

Política

José Malta Fontes Neto

Aconteceu nesta terça-feira (16) a diplomação dos candidatos eleitos no pleito 2008 no município de Olivença. A Solenidade foi aberta com a formação da mesa, composta pela Meritíssima Juíza Dra. Francisca Arlinda de Oliveira, Dr. Maurício Wanderley ? promotor eleitoral, Dr. Geovani Jatobá ? juiz da 33 junta apuradora e Bel. Ivan Portela, chefe do Cartório Eleitoral. Em momento seguinte foi entoado o Hino Nacional Brasileiro e iniciou-se a diplomação conduzida pela Juiza Eleitoral.

Foram diplomados inicialmente o prefeito eleito Jorginaldo Vieira de Menezes (Véio), o vice prefeito José Arnaldo Silva e na sequencia os vereadores na seguinte ordem: Maria de Lourdes Cirilo , Wescley Barbosa Vilela Ferreira, Natividade Tavares Santos, José Girlandes, José Sivaldo Firmino, Expedito Quintino Sobrinho, Maria Magna Quintela, José Elias Silva e Fábia Vieira Silva

Foram convidados para receberem os diplomas os suplentes de vereador Cleyson Alves Santana , Manoel Firmo Soares Neto e Antonio Soares de Melo, mas somente o último estava presente a solenidade.

No momento seguinte a meritíssima retornou a palavra ao cerimonial para a continuidade da solenidade e foi convidada a fazer uso da palavra a presidente da Câmara Municipal de Olivença a vereadora Lourdes Cirilo, que fez os agradecimento a Deus e ao povo querido de Olivença, parabenizou também a justiça eleitoral pela condução dos trabalhos nas eleições de 2008. Saudou o prefeito eleito e pediu para que possa fazer um trabalho em prol do povo de Olivença e pediu que o mesmo possa realizar as promessas de campanha e concluiu desejando um feliz natal e u ano que se inicia de muitas realizações.

Usou da palavra o prefeito eleito Jorginal Vieira de Menezes (veio) falou que está recebendo o diploma que representa a responsabilidade e disse que vai governar não só para os 2.695 eleitores que votaram nele, mas para todos os Oliventinos, saudou o Dr. Geonavi que agiu como manda a lei. Agradeceu pelo empenho da Dra. Francisca que manteve a ordem durante o pleito em Olivença. Durante seu pronunciamento afirmou que já em janeiro irá a Brasília em busca de recursos para Olivença como também renegociar uma dívida que o município tem para com a Previdência Social.

Na seqüência de pronunciamentos usou da palavra o promotor eleitoral Dr. Maurício Wanderley que iniciou falando de sua satisfação em poder estar presente na solenidade onde reina a democracia e conclamou aos eleitos que possam trabalhar em prol do povo de Olivença para minimizar a situação dos mais carentes, como também solicitou aos vereadores que fiscalizassem o poder público municipal para que os recursos possam ser aplicados corretamente.

No seu pronunciamento o Dr. Geovanni Jatobá que conduziu o pleito eleitoral em Olivença disse que apesar da solenidade ser simples é importante porque outorga aos eleitos a condição para tomar posse no dia 1º. de janeiro. Dr. Geovanni fez um balanço de suas ações no pleito eleitoral falando de sua conduta, primeiro colocando suas forças nas mãos de Deus e depois a lei para coibir todos os atos que mantivessem a ordem. Citou as ajudas que teve desde os serventuários da justiça, a força policial e aqueles que ajudaram a justiça eleitoral. Desejou a todos boa sorte e disse que todos têm a oportunidade de fazer uma nova história esquecendo o passado e criando um presente próspero.

Encerrando os pronunciamentos usou da palavra a meritíssima Dra Francisca Arlinda que inicialmente apresentou mensagens da Dra. Tânia e do Desembargador Dr. José Carlos Malta Marques, que por motivos superiores não puderam estar presentes à solenidade.
Apresentamos a seguir o pronunciamento da Dra. Francisca:
Senhores e Senhoras,

Cumpre-me, na qualidade de Juíza Eleitoral da 19ª Zona sediada neste Município, proceder à diplomação dos candidatos eleitos que concorreram ao último pleito Municipal, em Olivença.
O ato de diplomação decorre de imposição legislativa. È, praticamente, o último ato de competência do Judiciário relativamente às eleições, quer sejam as municipais, como é o caso, quer sejam estaduais ou as nacionais.
Diplomar os eleitos significa outorgar-lhes espécie de certificados de regularidades de suas eleições. Diplomar quer dizer garantir e declarar oficialmente que o pleito está encerrado e que os candidatos diplomados satisfizeram todas a s exigências da lei, podendo garantir-lhes o direito à posse.

Daí, tudo passa para a esfera Legislativo. O próximo ato será o da posse e quem empossa os eleitos é o Poder Legislativo Municipal.
No próximo dia 1º de janeiro de 2009, a Câmara Municipal dará posse as seus próprios integrantes com a nova composição decorrentes das eleições recém realizadas e, ato contínuo, empossará o Prefeito e o Vice-Prefeito, igualmente eleitos.
De minha parte os meus agradecimentos a todos que colaboraram com o trabalho da Justiça Eleitoral. O Juiz é uma das peças da Engrenagem. Compete ao Juiz presidir o pleito e julgar os dissídios dele decorrentes. Naturalmente assim o faz como resultado da competência que lhe é atribuída pelo ordenamento jurídico pátrio. Outras peças não menos importante têm papel de relevância num pleito eleitoral. Destaco o trabalho eficaz e equilibrado do Dr. Maurício Amaral Wanderley, o nosso Promotor Eleitoral. Representou ele o Ministério Público, instituição que, no modelo brasileiro de cidadania e democracia, exerce a atribuição de zelar pelo cumprimento das lei. Ao Ministério Público o reconhecimento do Judiciário por meu intermédio neste instante. Ao Dr. Maurício Amaral Wanderlei a minha eterna gratidão e minha profunda admiração. Durante todo o pleito sempre que recorri fui atendida. De sua parte nunca me faltou apoio.
Destaque também para minha equipe de trabalho sob o comando simples, mas competente e confiante do Chefe de Cartório Bel Ivan Portela, auxiliados pelos serviços imprescindíveis do Analista Daniel Artur e das servidoras cedidas, Aparecida Aragão e Fátima França. Agradecimento especiais aos servidores do TRE, Henrique Santana e Emanuel, que foram peças chaves para o fechamento das apurações.
Minha gratidão especial ao Juiz de Direito, Dr. Geovane Jatubá, designado pelo TRE para presidir as eleições em Olivença, pela competência, equilíbrio, bom senso e imparcialidade com que dirigiu os trabalhos eleitorais em Olivença, garantindo a efetividade da Justiça Eleitoral e a prevalecia da democracia. Igualmente agradeço a Drª. Cristina G. Nascimento, promotora Eleitoral que atuou junto ao Dr. Geovane, exercendo com a competência que lhe é peculiar o seu mister.

Aos funcionários do Cartório Eleitoral, minha gratidão. Cumprimento-os e os abraços na pessoa da Ana, Escrivã da 1ª Vara, que embora não milite oficialmente, na Justiça Eleitoral sempre se mostrou disponível a colaborar para que tudo saísse com a perfeição nos trabalhos que realizo.
Mas nada disse teria sido coroado de êxito não fosse a demonstração de equilíbrio das liderança políticas locais. Não tive maiores problemas. Todas as correntes sempre me respeitaram. Diante dos obstáculos que surgiam, porque naturais num processo eleitoral acirrado, sempre consegui impor uma marca que carrego em minha trajetória de magistrado: ? O diálogo é infinito e a força do diálogo não conhece limites intransponíveis.? Nesse trabalho muito contribuíram os advogados das Coligações e dos Candidatos.
Por fim, meu agradecimento a todos que colaboraram direto ou indiretamente para o êxito para os trabalhos da Justiça Eleitoral, a exemplo dos mesários, servidores de apoio, técnicos de urnas, supervisores, advogados, etc.
Agradeço a atuação impecável da Polícia Militar, nas pessoas do Cel. Expedito, Major Valle, Cel. Romeiro e o Tenente Lúcio Bezerra, que junto aos seus comandados garantiram toda segurança do pleito, o qual transcorreu sem incidente, prevalendo a lei e a democracia.
Deixo o meu abraço a cada um, com votos de um Feliz Natal e Ano Novo de PAZ, SAÚDE e PROPERIDADE e desejo que esta terra de um povo forte antes de tudo por ser sertanejo pacato, disciplinado e bom, agora governado pelos que hoje são diplomados possam ter muito mais progresso e desenvolvimento.
Felicidades a todos.

A Dra. Francisca concluiu seu pronunciamento dizendo que espera que os candidatos eleitos possam fazer uma administração estabelecendo prioridades para que a situação difícil que o prefeito eleito afirmou possa ser suplantada com o apoio dos vereadores e o povo de Olivença. E encerrou

Participaram da solenidade os vereadores de Santana do Ipanema Ademeildo Soares (Pãozeiro) e Eudes Vieira da Paixão (Merica), vereadores eleitos Papa-tudo, Jal de Areias e Enaldo do DETRAN, participaram também o advogado e vereador pelo município de São José da Tapera Dr. Luiz José e a vereadora por Olho d Água das Flores Núbia

Comentários