RIO IPANEMA

Crônicas

Por Clerisvaldo B. Chagas

IPANEMA, CHEGANDO ÁGUA. VISTO POR CIMA DOS TELHADOS. (Foto B. Chagas)

O maior rio bi estadual que corta Alagoas é o rio Ipanema. Com, aproximadamente, 220 Km de extensão, banha as cidades de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Batalha. Suas nascentes estão localizadas na serra do Ororubá no município pernambucano de Pesqueira. O seu DELTA, isto é, sua foz, seu desaguadouro é em forma de delta, interrompida pelo morro/ilha de Nossa Senhora dos Prazeres, no povoado Barra do Ipanema, no município de Belo Monte. Ao penetrar em Alagoas, o rio Ipanema chega pelo município de Poço das Trincheiras, no lugar chamado povoado Tapera, onde recebe seu primeiro afluente em território alagoano, vindo do solo de Pernambuco, de Itaíba e, também chamado riacho Tapera.

O rio Ipanema, é um rio periódico ou intermitente, isto é, seca completamente durante uma parte do ano e em outra é alimentado por chuvas torrenciais. Possui uma rede hidrográfica com vários afluentes importantes, como o riacho Camoxinga em Santana do Ipanema e o rio Dois Riachos que banha a cidade com o mesmo nome. Sua calha em Alagoas alcança facilmente os 100 metros de largura e nas suas grandes cheias rasga o rio São Francisco ao meio no povoado Barra do Ipanema. Muito mais temido no povoado da sua foz de que o próprio São Francisco. Além das três cidades citadas acima, o rio Ipanema ainda banha vários povoados em Alagoas como (Tapera, Quandu, Tapera do Jorge, em Poço das Trincheiras); Fazenda Nova, Poço da Cacimba, Olivença); (Capelinha, Major Izidoro); (Funil, Saúde, Timbaúba, Batalha); (Telha, Poço do Marco, Dionel e Barra do Ipanema, Belo Monte).

O rio Ipanema, forma no Sertão de Alagoas, um trio que comanda a parte hídrica do semiárido com seus rios menores, riachos e riachinhos, irrigando as terras secas do médio Sertão e do Alto Sertão, despejando na pujança do São Francisco. É o trio: rio Traipu, imediações de Minador do Negrão; Ipanema, Sertão Médio de Santana do Ipanema e rio Capiá, comandante do Alto Sertão. O rio Ipanema cheio é maravilha! Rio Ipanema seco, é jardim. É fornecedor de lenha, de pasto, de caça, de ervas medicinais, de madeira para móveis, de juncos para colchões, de água de cacimbas, de argila para artesanatos e para construções, assim como a areia grosa, média e fina.
É o mais importante acidente geográfico de Santana do Ipanema.

Comentários