“Governar é mudar paisagem”. Disse o então governador Divaldo Suruagy ao um repórter que o entrevistava quando estava sendo implantada uma área habitacional na zona alta de Maceió – o Benedito Bentes.
O prefeito Isnaldo Bulhões Barros , ao pensar o represamento do então “minguado” Riacho João Gomes, transformando-o em represa, efetivamente estaria “mudando paisagem”!
Por que “minguado”? Pelo fato de não ser perene e não ter suas águas dos meses chuvosos serem aproveitadas na região.
Lembro certa manhã me dirigi ao gabinete do então prefeito Isnaldo Bulhões e em mais uma conversa alegre e enriquecedora, ele me falava de um sonho o qual tinha nascido observando as tradicionais procissões da padroeira Santa Ana (Senhora Santana no falar do santanense). “As ruas de Santana ficavam tomadas de gente”. Gente de vários lugares! Fato este que o levara a pensar em algo grande: um monumento à Senhora Santana!
Eu tinha ouvido falar de um outro projeto saído da sua mente criativa e empreendedora: represar o riacho João Gomes!
Então eu lhe falei: dr Isnaldo reconheço a importância do Santuário à Senhora Santana! Entretanto o senhor tem também um outro grande projeto, o qual eu entendo ser de uma grande importância para Santana: a represa do Riacho João Gomes!
Ele respirou fundo naquela característica própria e falou: “certo, porém irei trabalhar até a meia noite do dia 31 de dezembro (fim do seu mandato) para construir o Santuário de Senhora Santana”!
Seus olhos brilhavam e sua determinação era firme! Sabia muito bem o que queria e como fazer! E assim falou da sua luta, das idas a Brasília e outras medidas para materializar o projeto!
Não chegou a concretizá-lo, mas a filha então vice-prefeita sabendo do firme propósito de seu pai, cuidou em tocar a obra planejada por ele! E está aí, muito próximo de ser inaugurada.
Entretanto eu retorno ao projeto da represa!
Felizmente não foi tirado do foco. Muito pelo contrário, seguiu em frente e foi concluído Fico refletindo sobre o pensar de D. Elhers – “O segredo é não correr atrás das borboletas…É cuidar do jardim para que elas venham até você”. Como se aplica plenamente aos projetos do dr. Isnaldo Bulhões.
Simbolicamente as borboletas de Elhers podem ser o público, à condição de turista que será atraído por essas duas paisagens tão bem trabalhadas!
Na última sexta feira o presidente da Academia Santanense de Letras e Artes nos presenteou com um magnífico tour que nos levou a esses projetos nos encantando com um por do sol que calou fundo em nossos corações e nos fez viajar nos tempos longevos da nossa infância até a fase da clássica “melhor idade”!
Como nos fez bem ver uma Santana diferente, viva, progressista e de braços abertos para acolher!
Santana hoje, mais do que nunca ampliou as opções de receber o turista e mostra-se de forma exuberante e encantadora para que encha seus olhos e ter a vontade de retornar outras vezes!
Parabéns à gestora atual! Entretanto parabéns primeiro ao idealizador de cartões-postais tão belos!
E para finalizar, mais uma vez visualizando a beleza desta foto, lembro Gonzaguinha…É bonita e é bonita!!!
Comentários