Com muitas histórias para contar, o Caminho Velho foi ,há mais de trezentos anos ,a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para o tráfego entre o litoral fluminense e a região mineradora. Tudo nos lombos de mulas e burros.
Caminhos percorridos pelos tropeiros do Brasil colônia. Tropas de mais de 200 burros desciam para o litoral do Rio de Janeiro com pedras preciosas e ouro. Voltavam com mantimentos, tecidos, Cachaça, etc , para a população das Minas Gerais.
Hoje em dia, existem muitas localidades com a cultura típica das regiões do Brasil, consequência do combinado das raízes indígenas, africanas e europeias.
A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje ela resgata as tradições do percurso ,valorizando a identidade e as belezas da região. (Copilado do Instituto Estrada Real).
Percorrer a Estrada Real a cavalo é um fascínio e deslumbramento único, é viver e fazer história. É voltar ao passado de lutas, guerra civil e escravatura. Tempo de muito ouro e pedras preciosas , contrabando , fugas e mortes. É conhecer as obras de Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. É mergulhar na história do tropeiro , dentista, minerador, comerciante, militar e ativista político Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Conhecer lindas fazendas com seus suntuosos casarios decadentes e as tristes histórias das senzalas …É reviver o período das bandeiras e primeiras explorações do território das Minas Gerais. É conhecer lindas cidades históricas.
É viver o Brasil colônia.
A Estrada Real é formada por quatro caminhos: Caminho Velho, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Caminho Sabarabuçu. A soma dos caminhos é mais que o dobro do caminho de Santiago de Compostela . É possível percorrer quase todos eles de carro, de moto, de bicicleta, a pé ou a cavalo. Sendo que muitos trechos só a pé ou a cavalo.
Uma curiosidade importante, seja em qualquer caminho da Estrada Real, são os marcos existentes ao longo das trilhas, estradão ou mesmo pelo asfalto. Esses marcos estão sempre presentes onde há pontos de bifurcação, encruzilhada ou em locais que geram dúvidas ao viajante sobre a continuação da trilha. Ao todo foram instalados 1.926 marcos. Placas para orientar os turistas a encontrar as cidades, foram colocadas ,726 ao longo de rodovias federais e estaduais .
No marco , em placa de aço, contém informações históricas sobre o local, coordenadas geográficas (latitude e longitude) e distância de cidades próximas…
Composta por 199 Municípios.
- 169 em Minas Gerais
- 8 no Rio de Janeiro e
- 22 em São Paulo
A Estrada Real, ainda hoje é 80% em estradas de barro e trilhas ,20% em asfalto .
Possui 3 Patrimônios da Humanidade.
Ouro Preto
Diamantina
Congonhas
Fonte: Instituto Estrada Real .
O caminho de 880 km que estamos finalizando, chamado Caminho Velho, ou Caminho do Ouro, era uma das vias que dava acesso à região das Minas Gerais.
Vai de Paraty ( RJ) a Diamantina MG.
Agora, em 2021, mês de setembro, concluiremos a última etapa da expedição que começou em 2016.
Em 2022 iniciaremos outra expedição. De Ouro Preto ao Rio de Janeiro. Estrada Real , Caminho Novo, mais de 400 km a cavalo!
Conheça a Estrada Real, seja de carro, moto , bicicleta, a pé ou melhor : a cavalo!
Comentários