Quem visita o Bairro São Pedro em Santana do Ipanema, certamente se sentirá envolvido pela curiosidade do cenário adormecido no tempo. Prédios antigos, como o Fomento atualmente entregue as ruínas, bem como algumas residências singulares que ainda conservam as suas originalidades; a igrejinha de São Pedro padroeiro da comunidade, que graças à devoção dos moradores do bairro e seus fiéis, até então, mantém a sua estrutura original; as ruas que registram um passado distante e a ladeira, conhecida como “Ladeira do Fomento”, que desemboca no Rio Ipanema. Todas essas relíquias entorpecidas na memória dos moradores do Bairro São Pedro edificam uma história delineada espontaneamente pela vontade e o desejo de todos que buscaram ali o Oasis da felicidade. A pracinha que leva o nome do santo, em seu estilo moderno, contendo bancos salteados em sua dimensão tendo um dos seus flancos, fixados a parede de uma residência no alinhamento do Bar do Erasmo, uma galeria de fotos retratando os moradores falecidos do bairro, principalmente da Rua São Pedro. Todas as vezes que vou a Santana costumo fazer caminhadas por algumas ruas da minha cidade e quase sempre no meu roteiro incluo esta velha e histórica rua na minha passagem para os Povoados da Maniçoba e do Bebedouro localizados na ourela do rio Ipanema. No entanto, um fato me chamou a atenção quando ali estive pela última vez.
Observando aquele mural saudosistas escondendo um pedacinho de história em cada imagem ali reproduzida, senti a ausência de alguém que viveu a vida e passou por ela sem direito ao adeus dos amigos e que deveria também fazer parte daquela lápide comemorativa, Manoel Félix, o Barata e Mário ..., o Mário Nambu.
Que o idealizador desse trabalho onde registra um significado para todos nós, que não estacione aí a sua habilidade artística. Vamos lembrar aqueles há quem um dia os abraçamos, caminhamos juntos na mesma estrada da vida e sentimos a alegria do existir. Manoel Félix e Mário... tenho certeza que breve as suas imagens completarão a Galeria dos Imortais do Bairro São Pedro.
Aracaju/SE, 21/01/2014
Comentários