Um salve ao tempo!

Crônicas

por Ana Rachel Nobre

Morar no interior é em demasiado relaxante, pode até chegar a ser estressante devido à calmaria que se faz, mas de uma coisa não podemos reclamar, tempo é o que não nos falta.
Aqui você não perde tempo, você o aproveita!
Parece que o nosso relógio vira relógio de mágico, você tem tempo para tudo.
É incrível trabalhar os dois horários e ainda poder ver a novela, ir à academia, estudar, está com a família, namorar, encontrar os amigos, passear.
A semana é bastante cheia, como em qualquer cidade grande, é verdade. E há quem diga que não tem tempo para nada.
Mas quando chega o final de semana as horas do relógio passam bem devagar, você assiste, dorme, estuda, namora, assiste novamente, estuda um pouco mais, encontra com os amigos, joga conversa boa e gostosa fora, vai à pizzaria, a praça, a igreja, assiste tudo que passa na TV, almoça com a família, reza para o final de semana acabar logo, o domingo às vezes pode virar um tédio e demora a passar.
Durante a semana trabalho e muita responsabilidade, não é porque está no interior que você vai descuidar do seu profissional, pelo contrário, aqui você pode se aperfeiçoar mais, pesquisar mais, estudar mais, pois tempo não te falta, ainda faltam especializações, algumas começam a chegar, mas o tempo é tão generoso com quem vive no interior, que dá até tempo de ir se especializar fora e voltar.
Sabe àquela hora do almoço, que na capital tanto desejamos estar em casa¿ Aqui você tanto vai para casa, como ainda cochila depois de apreciar o almoço delicioso que só a sua mãe sabe fazer.
Sabe aquele transito insuportável, que tira seu humor logo pela manhã¿ Aqui você vai a pé, e não precisa sair de casa 2h antes e mesmo assim ter medo de se atrasar.
Sabem aqueles seus vizinhos da capital que você nem deseja um bom dia porque não sabe quem são, não por falta de educação, mas porque na capital muitos nem te olham quando você passa¿ Aqui você cumprimenta e ainda senta na porta para um papo de fim de tarde.
Sabe aquele momento em que você precisa muito está perto de Deus, está em sua casa¿ Aqui a Igreja está sempre de portas abertas, e o céu, ah, esse parece que é mais baixo, mais azul e você pode apenas contemplá-lo e se sentir no colo do Pai.
Você sabe o que são dormir 8h por noite e acordar cedinho e descansado¿¿ Esse feito eu já havia me esquecido, mas no interior isso não é lenda, e é bem assim: Deus ajuda a quem cedo madruga, como já dizia meu avô Zé Urbano, e você dorme tão bem que acorda cedo sem grandes problemas. E ainda podemos ouvir o galo cantar! Que delícia é ouvir o galo cantar...
Uma casa com cheirinho de pirão num sábado, família reunida para rezar um terço, amigos para conversar, fora os progressos que são vistos com grande orgulho para quem ama uma terra. Faculdade, trabalho, desenvolvimento e sem perder as características de um interior, tudo perto, tudo a mão, tudo a um passo.

Não quero falar das coisas ruins que tentam acabar com a paz de um interior, quero apenas que tenha ênfase em meu texto às delícias que ainda não se perderam, e que rezo ao nosso bondoso Deus que não se percam jamais, que Ele nos permita ir embora e voltar, e mesmo com tanto progresso que nos enche de orgulho pelo desenvolvimento da terrinha e mesmo com o medo pelo que vem junto com o crescimento de uma cidade, como a violência, mesmo assim com tanta mudança, que o tempo pare sempre para nos receber e que em nosso peito possa gritar essa sensação de liberdade, de ter tempo, de não ver mesmo o tempo passar. Viver no interior tem a magia do cheiro de terra molhada pela chuva! E não lembra nem de longe o relógio do coelho de Alice no país das maravilhas, que só vivia atrasado.
Finalmente achei meu relógio de 48h.

Comentários