"Porque já é tempo que comece o julgamento” (1 Pedro 4.17).
Seriam os pecados da cidade de Sodoma maiores do que os de nossa geração? Seriam os seus moradores mais pecaminosos dos que os moradores de nossa sociedade moderna?
Apenas para situar o internauta, Sodoma juntamente com Gomorra foram as duas cidades de uma bonita planície descrita na Bíblia (como o Jardim do Éden), que Deus destruiu mediante severo julgamento com fogo do céu, em virtude dos seus pecados, pois diz a Bíblia que os homens dessas cidades eram grandes pecadores diante do Senhor. O pecado prevalecente naquela sociedade tolerante era a homossexualidade masculina e o lesbianismo. Lendo o capitulo 19 de Gênesis se percebe a promiscuidade das cidades.
O julgamento de Deus se deu em virtude da fértil propagação do pecado e sua tolerância entre os seus moradores. Observa-se que era uma sociedade como qualquer outra, pois as pessoas tinham uma vida como a nossa: “Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos” (Lucas 17. 28-29).
Nossa geração é pior do que Sodoma. Os pecados do mundo em muito superam Sodoma e Gomorra. A violência, a promiscuidade, a prostituição, a matança livre de inocentes através dos abortos, a desonestidade, a corrupção dos governos e segue-se uma lista infindável de pecados que nos dão conta de que temos uma geração de “grandes pecadores diante de Deus” e que estamos sob o julgamento Dele. Não há respeito, temor a Deus, expressão de religiosidade por parte das pessoas, antes estas vivem apenas para si mesmas e Deus é alguém distante, um estranho.
Se Deus julgou severamente Sodoma e sua irmã Gomorra, será que não julgará nossa geração? Devemos considerar o fato de que a maioria dos países hoje possui muito mais vantagens com relação ao conhecimento do Evangelho, de Jesus Cristo e de Deus do que Sodoma jamais teve em todos os anos de sua existência.
Sodoma não possuía Bíblias; nós possuímos milhões.
Sodoma não tinha igrejas; nós temos milhares.
Sodoma não tinha pregadores; nós temos milhares de milhares.
Sodoma não possuía reuniões de oração; nós temos milhares.
Sodoma não possuía conhecimento de Deus; nós temos conhecido a verdade de Cristo e do seu amor expressa na morte de Cruz.
Sodoma não conhecia as histórias a respeito de julgamentos de Deus às cidades pelos pecados praticados, as quais poderiam servi-lhes de advertência contra aquela pena; nós temos muitos volumes desses relatos de julgamentos de Deus na História (terremotos, tsunamis, vulcões, etc.).
Sodoma não teve nenhuma pessoa mostrando a perversidade do homossexualismo e do lesbianismo para levar tais pessoas ao arrependimento e evitar o julgamento; nós temos em todos os lugares do mundo homens e mulheres de respeito advertindo contra essa imoralidade que ganha espaço e quer corromper os valores da família e da sociedade, mas ninguém quer enxergar.
Resta-nos perguntar: Se Deus não poupou Sodoma e Gomorra pelos seus pecados, mesmo não tendo as pessoas conhecimento da perversidade de tais atos de imoralidade e perversão do sexo natural, invertendo os valores, será que Ele não irá julgar nossa geração de homens e mulheres muito mais pecadores, pessoas que quando não o fazem aprovam aqueles que fazem? Uma geração que adora o materialismo, o sexo, a sujeita moral, a adoração aos espíritos, que buscam orientação espiritual nos centros de macumba, aos demônios e não a Deus? Uma geração que, conquanto tenham tanto conhecimento de Deus, tenha tanto acesso à Palavra Dele através da Bíblia, tenha tantos lugares para simplesmente orar a Ele e não o faz, antes volta às costas à Sua graça vivendo secamente na religiosidade barata, não será ela visitada pelo julgamento justo do Criador? Deus é amor, mas é Justiça e Juiz!
Deus tem em todos os lugares do mundo exercido o julgamento. Os grandes terremotos nas Nações, os tsunamis devastadores, as grandes tragédias na natureza. Pense nessas coisas como julgamentos. Nossa geração não escapará, porque se tornou mais pecadora do que Sodoma, a não ser que haja arrependimento, pois somente isso é capaz de barrar qualquer julgamento de Deus. É o que a Bíblia nos ensina.
Pense nisso!
Comentários