SEGURANÇA HUMANA E SEGURANÇA ETERNA - PARTE I

José Vaneir Soares Vieira

"Pois quando disserem: há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição" (1Ts 5.3)

Há em regra dois tipos de segurança: humana e eterna. Pense um pouco a respeito do cuidados das pessoas quanto à segurança em seu aspecto humano. Como as pessoas são cuidadosas quanto às questões terrenas, preocupadas em se proteger quanto à vida aqui no mundo.

Veja, as pessoas compram carros e o protegem com o seguro. Contratam planos de saúde para que garantam acesso a bons médicos e hospitais na hora da doença. Constroem suas casas com altos muros, cercas elétricas, sistemas de câmeras. Guardam dinheiro em poupança para usar em dias difíceis. Vão ao médico com regularidades para verificar como está a saúde e evitar preventivamente problemas graves em seus corpos. Fazem seguros de vida para que ao morrer a família fique com valor para continuar a vida. Outros mais fazem planos funerários para que "tenham uma boa morte" e deixem tranquilas suas famílias sem qualquer despesa com o funeral. Buscam uma aposentadoria rendosa, contribuindo valores altos hoje, a fim de viverem tranquilos amanhã. Cuidam do corpo com exercícios físicos para evitar doenças. Outros ainda estudam 5 anos ou mais a fim de se tornarem profissionais e desta forma, entrar no mercado de trabalho para ganhar muito dinheiro e terem autonomia profissional.

E assim vão as pessoas preocupadas com suas vidas humanas, com coisas e bens. Estão se cercando de todos os cuidados a fim de garantir "paz e segurança" humana e desfrutar da vida da melhor forma.

Você vê como as pessoas procuram garantir segurança humana na terra? Como elas correm atrás de coisas que venham garantir sua segurança no mundo? Essa preocupação ocupa a mente e a vida das pessoas desde a mais tenra infância, visto que todas as pessoas procuram algo que lhes dê qualquer tipo de segurança e nisso se apoiar.

Mas o que estar de errado em buscar segurança humana? Não seria isso lícito? Deveríamos viver na pobreza e não buscar nos bens e nas coisas materiais apoio? NÃO! Não estamos pregando pobreza e abstinência de coisas essenciais à vida!

Mas eu quero que você olhe a segurança humana, a busca por coisas e bens não na perspectiva puramente humana, que leva as pessoas viveram "seguros" com suas coisas. Veja como todas essas coisas são passageiras, temporais e transitórias.

Tudo o que o homem tem e possui pode ser destruído em um momento. Não importa se ele possui um Parque Industrial ou dezenas de prédios. Ele pode perder toda a sua segurança em minutos. Pense um pouco no Tufão que acabou de destruiu milhares de casas e bens nas Filipinas. Mais de 10 mil pessoas morreram em alguns instantes. Até há pouco tempo havia entre eles "paz e segurança", mas tudo desabou, caiu e levou milhares de pessoas à destruição. Os exemplos poderiam se multiplicar.

Onde está sua segurança? Em que ou em quem você se apoia? Sua segurança está em coisas como dinheiro, conhecimento, posição, bens ou pessoas? Sua segurança está estabelecida nas coisas do mundo? Você está seguro por causa do seu emprego, sua beleza, sua força jovem e outros atributos pessoais?

Tudo isso não passa de segurança frágil, móvel e instável. Trata-se de segurança humana capaz de ruir como uma casa construída sobre a areia, sem qualquer alicerce. Essa é a vida das pessoas que confiam em coisas.

Pense nisso

Continua...

Comentários