PILATOS SEM PILOTO: O QUE VOCÊ FARÁ DE JESUS? - IV PARTE

José Vaneir Soares Vieira

Texto base: (Mateus 27.22)

Nessa quarta parte, lemos que o governador Pilatos faz uma pergunta à multidão que demonstra toda a sua insensibilidade e perversidade de alguém que joga para longe de si mesmo a graça que salva e perdoa: ele pergunta "Que farei de Jesus chamado o Cristo? Como se Cristo fosse alguém que se pudesse ser desprezado sem qualquer consequência ou como se Jesus fosse o caso dos outros e não o meu caso!

No entanto, essa pergunta de Pilatos nos ensina algo de que nossa geração é culpada, como o foi Pilatos e sua geração. As pessoas sempre acham que Jesus é o caso dos outros, do vizinho, do amigo, do familiar, de alguém distante, da pessoa pobre e de qualquer um outro no mundo, mas nunca o seu caso.

Você acha mesmo que Jesus é o problema de outra pessoa? Será que você nunca pensou que há uma responsabilidade a pesar sobre sua alma, sua consciência a respeito de Cristo?

Que fará você de Jesus enquanto estiver neste mundo? Como você tem lidado com as questões espirituais? Como você lida, pensa e reflete a respeito de Jesus, do Seu perdão, Sua salvação, Sua graça? Você tem pensado a respeito de sua própria morte, da eternidade, do inferno, do céu, do castigo eterno...? Como você tem encarado essas questões? Você traz para si mesmo ou você as arremessa para longe como se fossem questões não suas, mas de outras pessoas? Você acha que essas perguntas e realidades da vida humana e da porvir dizem respeito somente a pessoa idosa, velha, pobre, analfabeta e não a você mesmo? Será que as perguntas que lidam com a eternidade da alma, da vida após a morte não se aplicam a você? Será que você ainda acha que Jesus é o caso dos outros e não seu caso?

Pilatos ao fazer a pergunta acima ele propõe que Jesus é o caso dos judeus, do povo de Israel e não dele que era um gentio. NÃO! Jesus era caso de Pilatos, pois ele estava envolvido com o Filho de Deus. Estava em suas mão o conduzir um julgamento injusto. Ele teve que lidar com Jesus. Os judeus tiveram que lidar com Jesus. Todas as pessoas ali tiveram que lidar com Jesus, pois Jesus era o caso de todos eles.

Olha, Jesus é o seu caso. Ele é sua responsabilidade no que diz respeito ao fato de que você vai morrer um dia, vai para a eternidade e vai se encontrar com Deus. Vai estar perante Ele no Juízo Final, caso tenha morrido em seus pecados. Você então prestará contas de todas as oportunidades recebidas em sua vida e por não ter lidado corretamente com Jesus. Por ter achado que Jesus era caso dos outros e não o seu.

Veja as pessoas como elas lidam com Jesus e, por acharem que Jesus é caso dos outros, elas não querem se envolver com Ele, não querem abandonar seus pecados ou sua religiosidade vazia. Ao serem confrontadas com a Verdade e então convidadas a viverem plenamente para Deus, elas não querem porque a) ficam preocupadas com a opinião dos outros a respeito de sua decisão. Elas temem o que as pessoas vão pensar porque "fulano" agora é cristão; b) ficam sob pressão do mundo e da sociedade que olha com crítica se alguém tomar essa decisão de não mais viver como todos vivem e essa pressão das pessoas sufoca o prazer de viver para Deus e preferem viver para o mundo; c) há sérias implicações em assumir Jesus perante o mundo humano. Tomar a decisão de se tornar um cristão fiel a Deus, um crente responsável perante a sociedade e seguir a Cristo fielmente gera consequências que muitos não têm coragem de fazê-lo. Elas não querem ver que JESUS É O CASO DELAS, que é o caso de todos nós.

Você precisa ter plena consciência de que você prestará contas pessoalmente diante do Criador por todos os seus pensamento, atos e obras realizados no mundo durante a sua vida. O apostolo Paulo diz em Romanos 14.12: "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus". Você vê, você percebe? Jesus é o seu caso! Você prestará contas a Ele do que fizeste neste mundo.

É por isso que a Bíblia ao convidar as pessoas a virem a Cristo e se reconciliarem com Deus o faz a fim de que o ser humano acerte suas contas com Deus neste mundo, resolva o seu caso com Cristo aqui enquanto tem vida, pois depois da morte segue-se o juízo de Deus (Hebreus 9.27).

Pense nisso!

Continua...

Comentários