O VINHO ACABOU

José Vaneir Soares Vieira

“O vinho acabou” (João 2.3).

É muito singela a história da transformação de 480 litros de água em vinho da melhor qualidade, acontecida durante os festejos de um casamento realizado em Caná da Galiléia, logo no início do ministério de Jesus. Sabedora do constrangimento pelo qual estava passando a família do noivo, a mãe de Jesus se aproxima dele e lhe disse: “O vinho acabou”. Depois, aproximando-se também dos desnorteados serventes (garçons) lhes ordenou: “Façam o que Ele mandar”. A Jesus, Maria não deu ordem alguma. Apenas comunicou o fato: “Acabou o vinho”.

Aqui está uma oração preciosa a ser feita ao Pai. Embora Deus saiba de tudo que nos ocorre, é muito saudável mencionar nas preces as diferentes situações embaraçosas que nos acontecem, quase sempre de surpresa.

Em algumas situações, podemos procurar o Senhor Jesus e dizer-lhe humildemente: “Acabou o ânimo”, “Acabou o pão”, “Acabou a alegria”, “Acabou a paciência”, “Acabou a esperança”, “Acabaram os recursos”, “Acabou o amor”, “Acabou a paz”, “Acabou a força” e assim por diante.

Essas são orações sem rodeios, mencionam o âmago do problema. São corajosas, sinceras, humildes. Essas orações significam uma exposição da alma, da angustia que está até então presa lá dentro.

Tendo Jesus tomando conhecido da falta de vinho, ele age, dá ordens, toma providências. No caso das bodas de Caná, Ele realizou o milagre transformando água em vinho, embora Jesus fosse apenas um convidado.

Se Jesus solucionou um problema de etiqueta social, não será ele capaz de resolver os problemas mais sérios, envolvendo as necessidades físicas, as necessidades emocionais e as necessidades morais?

Não sei o que acabou na tua vida ou na da tua família. Seja lá o que tenha acabado, neste dia que Deus te dá, você pode confessar humildemente a Ele: “Acabou minha paz, minha razão de viver, meus sonhos, meus planos, minha alegria, meu casamento, meus bens, meu emprego e outros mais”

Deus é aquele que restitui, que devolve, que dar de volta, que abençoe, que dá favor, que dá graça. Ele dá muitas coisas que não podemos enumerar. Hoje você pode pedir a Deus o que acabou. Restaurar o que você perdeu.

Pense nisso!

Comentários