NÃO PEÇA PARA JESUS SE RETIRAR

José Vaneir Soares Vieira

“E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos” (Mateus 8.34).

Os versículos anteriores ao acima mencionado, falam de dois homens possuídos por demônios (possessos), que foram milagrosamente libertos por Jesus, pois viviam nos cemitérios, se machucando, habitando nos sepulcros. Mas Jesus liberta aqueles homens, e os demônios que possuíam aqueles corpos entraram numa manada de porcos, que caíram do princípio no mar e morreram.

No entanto, o mais curioso é que os que cuidavam dos porcos, vão à cidade, chamam as pessoas, e estas pedem para que Jesus se retire do lugar, da cidade. Ora, Jesus traz cura e salvação a dois homens possessos, libertando-os e traze-os à vida em sociedade, no entanto, Ele é expulso daquele lugar. Ninguém reconhece a Graça de Deus que chegara até ali trazendo benefícios, salvação e cura. Que cegueira, que loucura daquelas pessoas! O Salvador Jesus ali com eles, mas todos pedem que Ele se retire!

Pode parecer absurdo, loucura mesmo, mas muita gente mesmo, milhares, milhões estão dia a dia pedindo que Jesus se retire de suas vidas, de seus negócios, de suas famílias, de seus projetos, de seus sonhos. Talvez não seja o seu caso amigo, mas é o de muitos. E a razão é muitos simples, mais do que pensamos, mais do que acreditamos. Jesus é posto do lado de fora de nossas vidas, excluído mesmo, dispensado, se dá a ele carta de dispensa, como se Ele fosse um qualquer que nos damos ao luxo de não precisar Dele.

Isso acontece, por exemplo, na vida mesquinha de prazer, de sensualidade, da busca incansável de sentir prazer por todos os poros do corpo. Jesus não estar ai, Ele é expulso!

Isso acontece também quando se procura resposta nos búzios, nas cartomantes, nos bruxos, nos horóscopos, nos guias, nos espíritos, nas invocações, nos trabalhos. Jesus não estar ai, Ele é expulso!

Isso acontece quando se procura viver a vida buscando somente sucesso, riqueza, fama, projeção, ganho, prosperidade, engrandecimento (essas coisas em si não têm nada de mais), mas Ele não tem lugar em nada disso, pois o materialismo é o que importa. Jesus não estar ai, Ele é expulso!

Isso acontece ainda quando em família somente há espaço para os ídolos da TV, do cinema, da música, sendo esses os referenciais dos filhos e dos cônjuges; quando a filosofia humanista prevalece e qualquer ensino da Bíblia é banido; quando Deus não é importante no lar, pois religião é coisa por demais antiquada, igreja é sinônimo de aproveitadores, Bíblia é livro sem cultura e pregação é coisa de gente que engana. Jesus não estar ai, Ele é expulso!
Qual é o resultado disso? Pessoas problemáticas, infelizes, vazias, cansadas, filhos nas drogas, famílias se desfazendo, violência, pessoas deprimidas, angustiadas, desiludidas. A lista de infelicidade é enorme. Talvez nem tudo é falta de Deus, mas tenha certeza de uma coisa: a maioria o é! Ninguém é feliz vivendo longe Dele!

Jesus está na sua vida? Não estou falando de ser religioso, de ir à igreja, de ir ao confessionário, à missa, ao culto, à novena ou a qualquer outra manifestação de religiosidade exterior. Não. Pois a coisa mais fácil neste mundo é ser religioso, externar amor a Deus apenas de lábios, quando o coração estar longe Dele.

Estou falando de se amar a Ele e obedecer, de servi-lo, de ter um coração limpo da sujeira do pecado e a consciência purificada, tendo uma vida de comunhão com Ele. Essa vida só é possível, quando deixamos Ele entrar em nosso coração. Veja o que Ele diz: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3.20)

Pense nisso!

Comentários