FUJA, POR SUA VIDA: NINGUÉM É SALVO VIVENDO NO PECADO - PARTE I

José Vaneir Soares Vieira

“Fuja, por sua vida" (Gênesis 19.17).

Esse texto nos permite enxergar pelo menos três questões da vida espiritual, dentre tantas variantes que poderíamos extrair daqui.

O texto mostra um homem chamado Ló, sendo retirado da cidade de Sodoma por anjos enviados por Deus, a fim de ser salvo com sua família da destruição, visto que Deus disse que iria destruir Sodoma e Gomorra. Ele é tirado pelos anjos para não perecer juntamente com os ímpios pecadores. Vejamos o que esse texto implicitamente vem nos trazer. A primeira lição é que NINGUÉM É SALVO VIVENDO NO PECADO. Aquela família vivia em meio aos pecadores e mesmo na hora de sair do meio deles para ser salva, houve dificuldade pois ela se demorou, sendo necessário ser retirada com força. Havia um apego ao lugar, aos costumes ao seu mundo, ao pecado.

A grande verdade vista no Evangelho de Cristo é que ele mostra esse mundo como um lugar perdido, contaminado e sob o comando de Satanás, pois estar escrito em 1 João 5.19: "Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno." Esse mundo é como uma grande Sodoma e Gomorra que vive sem Deus, sob o domínio de uma cultura perversa, alienada de Deus, caracterizada pelo amor ao pecado, revoltado contra Deus e seus valores; esse mundo odeia Deus e tudo o que a Ele pertence. Há um conflito e uma guerra permanente desde que Adão pecou, fazendo com que o mundo pecaminoso deteste qualquer coisa que tenha referência a Deus.

O pecado no mundo não é visto como pecado, como algo maligno, perverso e destrutivo. O pecado no mundo recebe qualquer outro nome, mas não o nome de pecado. Para muitos pecado é apenas uma ideia abstrata e que foi criada pela religião a fim de não permitir a felicidade dos seres humanos.

No entanto, pecado é aquilo que Deus disse que é e que é a causa básica de todas as mortes e desgraças que existem no mundo desde que nossos primeiros pais pecaram. No entanto, a lição primeira que esse tema nos dá é que ninguém pode ser salvo, salvo da eterna condenação, do inferno, do castigo último e final, vivendo em pecado, amando o mundo com seus prazeres, se deliciando nos enganos do Sedutor e eganandor do mundo. Não há como ser salvo amando o pecado. A razão é simples: o pecado separa o homem de Deus. O pecado desonra a Deus, ofende a Deus. O pecado foi quem condenou a humanidade em Adão à morte. E em ultima instância condenará todas as pessoas que assim quiserem viver a um eterno suplício no inferno.

A coisa mais impossível é ser salvo da condenação, do juízo final, da eterna separação de Deus, quando se vive esse casamento com o pecado. Ninguém chegará no céu depois da morte enquanto viveu a vida humana em flagrante pecaminosidade, longe de Deus e de mãos dadas com o pecado. Seria o mesmo que dizer que Deus é mentiroso, pois Deus diz que o mal não entrará em Seu Céu. Veja o que El diz em Apocalipse 21.27: "E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro." e ainda 22.15: "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira".

O apostolo Paulo diz algo que de fato ofende a maioria das pessoas na nossa sociedade. Ele escreve em 1 Corintios 10.13: "Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os homossexuais, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus".

Portando, o Céu é de Deus e Ele é quem dita as regras sobre como chegar lá através de Jesus Cristo o Único caminho. Não se imagina o pecado habitando com Deus. Não, não e não! Ele odeia o pecado. Ele o abomina e o condenará ao inferno final por toda a eternidade, bem como qualquer que o ame neste mundo. A Bíblia é taxativa: ninguém será salvo amando o pecado. Ló no texto que lemos pretendeu ainda se demorar em Sodoma, na cidade chamada "pecado" e somente foi salvo porque a deixou às pressas, porque soltou o pecado e sua sociedade imunda que estava sob juízo.

Jesus disse em Marcos 1.15: "Abandonem seus pecados, voltem-se para Deus e criam no Evangelho". Essa foi a primeira mensagem de Cristo quando iniciou o Seu Ministério e o acompanhou durante ele: arrependimento ou abandono dos pecados e acreditar no Evangelho é o único caminho para ser salvo eternamente. Se o ser humano não deixar os seus pecados e buscar o perdão em Cristo ele estará perdido não somente já aqui, mas quando a morte chegar, porque NINGUÉM É SALVO VIVENDO NO PECADO.

Continua...

Pense nisso!

Comentários