BIODIVERSIDADE X POLUIÇÃO: QUEIMADAS

Rogivaldo Chagas

O fogo é utilizado desde a mais remota antiguidade principalmente pela agricultura, apesar dos problemas ambientais desta prática. As queimadas ocorrem em todo o Brasil, sendo empregadas em todos os tamanhos de propriedades e para vários fins. Em geral, servem para queimar os estágios iniciais de mata para instalação de um cultivo ou para queimar restos de cultura, em limpeza de áreas de terrenos baldios, antes da colheita da cana-de-açúcar, na renovação de campos, queima de resíduos, etc. Infelizmente, com as queimadas, a biodiversidade é a principal ameaçada.
Muitas espécies são eliminadas por esta prática e até extintas localmente, desaparecendo de certas áreas. Imaginem um animal grande como um tamanduá-bandeira, em meio a uma queimada. É um triste realidade que ainda encontramos no Brasil, mas que já deveria há muito tempo ter sido abandonada. Quem sabe se nossas atitudes agora, no presente possam contribuir para que nas futuras gerações possam está totalmente abandonadas, e extintas como prática agrícola, e nossa biodiversidade possa voltar a colonizar esses ambientes.
Um ponto a ser levar em consideração a todos nós, faça um levantamento para saber se alguém na nossa região está fazendo queimadas e os motivos pelos quais ele ainda está fazendo essa prática, vamos abrir uma discussão sobre a temática e oriente esses produtores para que façam uma reflexão sobre o impacto das queimadas sobre a biodiversidade e mude suas atividades.

Comentários