A NATUREZA DAS ESCOLHAS

Rogivaldo Chagas

O ser humano diariamente, e a cada momento é levado a fazer escolhas. E a cada uma dessas opções, um destino, uma carreira e consequentemente um resultado – positivo ou negativo. Vivemos em um mundo com mudanças cada vez mais aceleradas e a maioria delas acontece justamente através da escolha. Isso vai se refletindo pelo modo cotidiano das pessoas, e como nós tratamos o desenrolar da vida pessoal de cada um, e o desejo pelo imediato quase sempre nos impulsiona a escolher caminhos mais fáceis, mais vantajosos, mais individualistas, enfim, quem nem sempre nos faz levar pelo caminho certo, pelas escolhas coerentes e que causem menos impactos.
Não distante, a natureza das coisas e das escolhas segue diariamente, seguindo entre escolhas e suas consequências, entre indecisões e incertezas misturadas ao ’ganhar fácil’, ser diferente, obter vantagem, e as relações humanas que se tornam cada vez mais difíceis, quase sempre passam despercebidas diante de nossas escolhas. Entre a prepotência e a humildade; entre o bom e o ruim; entre o querer e o poder; entre o ganhar e o perder; entre manter mais rico e ficar mais pobre; entre preservar e destruir; enfim, dúvidas em nosso cotidiano surgem, e de onde vem à natureza de nossas escolhas, certamente vem de nosso íntimo, de nossa personalidade, de nossa forma de criação, de onde estamos e onde queremos chegar.
As escolhas surgem a cada dia, a cada momento, mas o processo de escolha de nossas atitudes devem sempre priorizar, o pensar dentro de nós, que consequência terá a minha escolha, não de maneira unificada, mas de maneira que positividade a mesma trará. Pensar no futuro, em num futuro diferente, é nossa tarefa nesse momento, conduzir e orientar as pessoas para seguirem fazendo boas escolhas será fundamental, para construirmos uma sociedade melhor, para todos nós. É bom ser do bem. Essa é a escolha.

Comentários