Quem nunca viu um pé de pitangueira, talvez todos nós já pudemos apreciar o suco, a fruta, mas também o vegetal, de beleza interessantíssima, vamos descrever logo abaixo sua ficha, para que possamos conhecer melhor essa espécie e quem sabe plantarmos para garantir a sua sustentabilidade e do planeta.
Nome científico: Eugenia uniflora L.
Família: Myrtaceae
Nome popular: Pitangueira ou pitanga.
A pitangueira é certamente uma das nossas frutíferas mais conhecidas e difundidas. É largamente cultivada nas Américas, Ásia, África e Europa, por seus inúmeros cultivares. Espécie de ampla utilidade é plantada por ser ornamental, frutífera, e também, por seus aspectos medicinais. Em seu ambiente natural, é uma importante frutífera, especialmente para a avifauna.
Importância ecológica: frutos consumidos por pássaros, peixes e mamíferos. Indicada para o enriquecimento de áreas degradadas em margens de fontes, rios e reservatórios.
Distribuição geográfica: Argentina, Uruguai, e Brasil: de Minas Gerais e Bahia ao Rio Grande do Sul.
Usos: Bastante cultivada como ornamental e frutífera. Frutos consumidos ao natural ou em doces, geléias, licores e sucos. Uso medicinal amplo: antidiarréico, hipoglicemiante, diurético, antifebril, antireumático. Madeira branca, pesada, dura, usada como cabo de ferramentas e lenha.
Fenologia: floração de agosto a novembro e frutificação de outubro a janeiro.
Propagação e cultivo: disseminadas por pássaros, propaga-se muito bem em solos úmidos. Colher os frutos maduros. Para armazenagem, separar as sementes dos frutos, senão, realizar semeadura direta dos frutos em recipientes individuais mantidos à meia-sombra. Com germinação em 20-50 dias.
Descrição botânica: pequena árvore perenifólia, de até 12 m de altura, com fuste curto e tortuoso, de até 50 cm de diâmetro, casca fina, descama-se com placas, apresentando aspecto malhado, de cor acinzentada. Folhas simples, opostas, muito aromáticas, ovadas, de até 7 cm de comprimento e 3 cm de largura. Flores solitárias, brancas, hermafroditas, tetrâmeras, de aproximadamente 1,5 de diâmetro. Fruto do tipo baga, globoso, com costelas vermelhas, de até 3 cm de diâmetro, de cor púrpura.
Rogivaldo Chagas - Geógrafo, pós-graduando em Gestão Pública Municipal e atualmente ocupa o cargo de Diretor de Meio Ambiente de Santana do Ipanema
Comentários