Nesta sexta-feira (28), terá início a 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, o maior acontecimento do gênero a céu aberto das Américas. A expectativa é a de que mais de 1,7 milhão de pessoas visitem o evento, que prosseguirá até 15 de novembro.
A Feira do Livro de Porto Alegre é uma das mais antigas do país, tendo sido realizada pela primeira vez em 1955. Seu idealizador foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia, no Rio de Janeiro/RJ. Ele convenceu livreiros e editores da capital gaúcha a participar do evento, cujo objetivo era o de popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, as livrarias eram consideradas elitistas, o que motivou o lema dos fundadores e organizadores da primeira edição da feira: Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo.
O evento começou com 14 barracas de madeira, instaladas em torno do Monumento ao General Osório. Hoje, ocupa boa parte do centro da cidade, especialmente a Praça da Alfândega, com a área Adulto, e o Cais do Porto, com a área Infantil e Juvenil.
Em 2011, ocorrerão cerca de 800 sessões de autógrafos, aproximadamente 200 palestras e debates, 400 encontros com autores, contações de histórias e diversas atividades para os públicos infantil e juvenil e para alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A intensa programação ainda inclui nove seminários, entre outras atividades para educadores, mais de 30 oficinas para o público adulto e cerca de cem apresentações artísticas e exibições de filmes.
Tradicionalmente, renomados escritores e personalidades gaúchas elegem um patrono da feira. Neste ano, foi escolhida para o cargo a diretora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jane Tutikian. Quarta mulher na história da Feira do Livro a ocupar esse posto, ela também é pós-doutora em Literatura, professora de Literatura e membro da Academia Rio-Grandense de Letras.
Vale ressaltar que a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu, em 2006, a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, e, em 2010, foi reconhecida como patrimônio imaterial da cidade pela Secretaria Municipal da Cultura.
Editora Elevação
A Editora Elevação marca presença neste importante evento literário, tendo como destaque o recente lançamento do escritor Paiva Netto: Jesus, o Profeta Divino. Na obra, o quarto volume da coleção O Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração, o autor registra o conteúdo de suas pesquisas e palestras sobre temas bíblicos, fruto de mais de 50 anos de estudo. Esse e outros livros dele estarão expostos no estande da AJR Distribuidora de Livros Ltda., no da Livraria Momento Cultural e no da JCA Livros. Quanto às publicações direcionadas ao público infantil, o leitor poderá encontrar os títulos da coleção Os Milagres de Jesus no estande da Livraria Mania de Ler — Incentivando a leitura, localizado no Cais do Porto.
A Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV e internet) fará a cobertura da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, transmitindo da Praça da Alfândega, na Rua Capitão Montanha, ao lado do posto da Brigada Militar.
Comentários