QUEM SE IMPORTA!

Luciene Amaral da Silva

Dia 19 de março é comemorado o dia do índio? Não, mas estava bem perto, é a data provável do início do ano letivo da rede estadual de educação de Alagoas. Quais os motivos que atrasaram tanto o início do ano letivo? Todos os motivos que poderiam ser listados aqui não justifica tamanho descaso pela educação pública do estado.

Crianças com educação negada. Se a educação é um dos pilares de desenvolvimento do país, parece que não querem que esse pilar esteja firme. Quem se importa, são apenas alguns meses de atraso, apenas a ausência de um número ‘mínimo’ de professores, só algumas escolas básicas que caíram, outras que entraram em reforma bem no início do ano letivo, mas não tem problema, quem se importa com isso!

Quanto descaso, quanta falta de compromisso, quanta negligência, deixar alunos e educadores órfãos. Que malvadeza deixar esses alunos entregues à própria sorte, tendo que concorrer a vestibulares com alunos muito bem preparados e a solução é criar cota para escola pública afirmando com vivacidade sua ineficácia, com uma ideia absurda de fazer os “coitadinhos” concorrer com outros “coitadinhos” assim justifica a ineficiência do sistema público. Um beco sem saída. Ou é isso ou é a aniquilação total pela concorrência que teve todo o suporte e oportunidade para se preparar para as melhores universidades e os melhores cargos públicos.
Mas quem se importa! A massa de manobra deve ser mal preparada para poder ser manipulada. É uma hipocrisia presente nos discursos sobre qualidade na educação, sufocando educadores (quando existe) para apresentarem resultados brilhantes nos índices que medem o governo.

Colocam o educador frente a um campo de batalha com ausência de muita coisa e querem que ele salve a pátria. A sensação que dá é a de um grupo tentando fazer e outro grupo invisível tentando desfazer. Mas, quem se importa?

Os poucos que se importam ainda têm suas vozes fracas, com pouco alcance, que ecoam apenas em papeis, universidades, palestras, mas que ainda não se solidificaram na união de todos para a solução de um problema que para ser resolvido, precisa de um pouco mais de compromisso.

No entanto, desistir é uma opção que está fora de qualquer discussão. Sempre em frente, já que ainda é a única opção.

Comentários