O que é TDAH

Luciene Amaral da Silva

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pode ser sentido por vários professores em sua sala de aula, mas, no entanto, por falta de conhecimento sobre o assunto, considera como um comportamento desenfreado do aluno durante a aula e assim, não é feito nenhum diagnóstico e nem encaminhado esse aluno para que esse problema seja resolvido, dificultando cada vez a aprendizagem e mais um aluno a entrar nas estatísticas de reprovado.

Todos os anos as escolas têm recebido crianças que apresentam um comportamento caracterizado por falta de atenção. Essas crianças são chamadas de “estabanadas”, “desajeitadas”, “que vivem sonhando acordadas”. Desde pequenas essas características se apresentam no seu convívio com a família, mas elas se tornam mais nítidas durante o período da alfabetização porque é nessa fase que eles precisam prestar mais atenção.

Os sintomas de quem tem TDAH se manifestam de acordo com a personalidade de cada um, bem como a família e o contexto social em que estão inseridos. Suas causas estão ligadas a herança genética, mas é preciso também perceber que esses sintomas isolados podem ser frutos de algumas situações vividas pela criança.

Os sintomas são: desantenção, hiperatividade e impulsividade.

a) Desatenção: dificuldade em prestar atenção aos detalhes, dificuldade em manter a atenção em tarefas, parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra,não seguir instruções e não terminar tarefas, perde coisas necessárias, distrair-se com coisas alheias, etc.;
b) Hiperatividade: agitar as mãos ou pés e se remexer na cadeira, abandonar sua cadeira quando lhe pedem para sentar, correr ou escalar em demasia, não conseguir brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer, falar demais, etc;
c) Impulsividade: freqüentemente dar respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido concluídas ou de tê-las sido lidas até o final, com freqüência ter dificuldade de esperar a sua vez, interromper ou se meter em assuntos de outros.

Lembrando que mesmo o professores percebendo esses sintomas em seus alunos, acontecendo com freqüência e não apenas ocasionalmente, é apenas os profissionais da área médica podem realizar o diagnóstico de TDAH. Não é que seja percebido alguns desses sintomas e professor ou família já venha a dizer que a criança sofre desse transtorno, ele pode surgir com os três sintomas ou com o predomínio de um ou outro, mas é necessário que haja freqüência dos sintomas.

A família é a maior parceira no tratamento da criança com TDAH e para isso tanto ela quanto a escola precisam conhecer bem sobre o que é o TDAH.

Referências:

Educação Inclusiva. ULBRA (org). Curitiba, Ibpex, 2009.

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