Em cada canto do sertão de Alagoas, existe uma pessoa com uma realidade onde apresenta seus avanços e fracassos, que se torna espaço para pesquisa e produção do conhecimento. A existência de vários pesquisadores no sertão de Alagoas que vivem no anonimato abre a discussão sobre a produção cientifica ‘itinerante’ no sertão do estado.
As universidades sediadas nessa região já fazem seu papel com os estudantes que nelas desenvolvem seus projetos, mas quem abriga o pesquisador que já concluiu a etapa de estudos universitários e continua a pesquisar ou inicia uma pesquisa nas mais diversas áreas de atuação social?
Com base nessa realidade surge o convite para a criação do GPS, como espaço de abrigo aos pesquisadores e suas pesquisas com o intuito de revelar o sertão para ele mesmo e para o Brasil, bem como investigar os problemas sociais vigentes e fazer do estudo subsidio para a promoção de políticas públicas que encaminhem discussões com o intuito de apresentar soluções concretas e viáveis para cada situação.
Pesquisas concluídas, iniciadas, ainda por iniciar, descobertas comprovadas, com o objetivo de instigar o desejo de novos pesquisadores, o GPS/AL, em seu momento de criação, convida pesquisadores de todo o sertão do estado de Alagoas para fazer parte da construção desse momento histórica para a população sertaneja na contribuição da construção e divulgação do conhecimento científico do sertão do estado de Alagoas. Envie um e-mail para gpsalagoas@gmail.com e venha fazer parte desse projeto.
Comentários