Existe uma distância enorme entre o supérfluo e o essencial, no entanto essa diferença depende da subjetividade humana. É diante de cada ótica que se formula uma das diferenças mais importantes da humanidade.
O relativismo dessa definição não diminui a opinião ou a veracidade do conceito estabelecido por cada pessoa. O que pode ser supérfluo para um pode ser essencial para o outro, geralmente elencamos de acordo com nossas experiências e vivências com os mais variados grupos sociais.
Durante nossa vida muitas vezes mudamos nossos conceitos, o que hoje é essencial amanhã poderá ser supérfluo e a maturidade é um dos elementos responsáveis pela oscilação ou solidificação dessas escolhas. O que hoje desejo pode não ter tanto sentido amanhã, pois posso ter percebido que outras coisas me servem melhor de outras formas.
A busca pelo essencial é constante e para isso nos deparamos com uma série de questionamentos contínuos para podermos descobrir o que realmente é essencial para não perder tempo com o supérfluo.
Na busca pelo essencial não podemos esquecer que o essencial da vida é o ser humano, a pessoa. Nada a substitui, ela, sendo a criação perfeita de Deus deve está em primeiro plano na vida de cada um, somos nossa prioridade. Não são nossas conquistas, nem nossos feitos que se tornam essencial ao mundo, mas a própria pessoa humana que é essencial. E é preciso concretizar essa essencialidade da pessoa humana.
Já sabemos que as coisas mais simples são as que mais nos marcam, mas é preciso que a pessoa tenha sensibilidade para perceber, mesmo que muitas achem essas coisas simples supérfluas. Não ter tempo nem para si, nem para os que amam é um ‘veneno’ que produzimos e vamos consumindo em pequenas doses todos os dias durante toda a vida e terminamos por matarmos quem amamos com o vazio da solidão sem termos tempo para voltar e refazer as coisas. Ouço muitos depoimentos de pessoas que afirmam que se voltassem ao passado teriam feito diferente, mas mesmo assim não aprendemos com esses depoimentos.
Cuidar de si, cuidar do outro, exercitar o cuidado isso é essencial na vida.
Comentários