Bem, em primeiro lugar algumas pessoas ainda estão enganadas de que existe um jeito de dar uma má notícia sem assustar quem vai receber. Ledo engano. O que pode ser feito em um momento desses é tentar amortizar o impacto, mas a notícia ruim sempre terá uma recepção ruim para quem escuta.
Nesse caso, deve-se abandonar a ideia de que a pessoa pode sofrer ao receber uma má notícia, pois a notícia ruim ela consigo a promoção do sofrimento, efeito da sua causa natural, visto que ninguém fica feliz com uma notícia ruim sobre sim ou algo ou alguém que lhe interesse.
Nesse momento, a concentração deve ser na forma como você vai dar essa notícia.
Não inicie com frases:
Olhe não fique preocupada ......
Sente que vou lhe dizer uma coisa ruim ......
Você tá sabendo .......
Ou seja, não inicie com o despertar de grande expectativa e pavor para quem vai receber, a pessoa ficará o dobro de ansiosa e nervosa pelo suspense que foi colocado no início do enunciado.
O transmissor da notícia deve saber que vai doer e muito. Então o que resta fazer e amortizar o impacto da notícia.
Se for de morte avise antes que a pessoa está bem doente e foi internada, se foi acidente avise que sofreu um acidente e foi levada para o hospital, depois desse primeiro impacto, ela ainda vai ter esperança que não morreu, seu organismos inicia um processo de preparação para o pior - nesse caso a morte.
Se for diagnóstico de doença grave ao dizer o diagnóstico imediatamente tem que dizer as possibilidades de cura.
Se for notícia de prisão diga que teve uma investigação levaram a pessoa para prestar esclarecimentos, mas logo será liberado cedo ou tarde.
Caso seja o final de um relacionamento venha avisando ao companheiro ou companheira o que não está dando certo porque você pode dar a chance a outra pessoa de fazer diferente, e outra coisa, diga porque o relacionamento acabou o outro ou outra precisa saber porque não deu certo para conseguir administrar em si os novos sentimentos que virão pela perda ou separação.
Às vezes essas situações não seguem uma regra, no entanto cada um de nós tem a obrigação de amortizar o impacto da notícia.
Outra coisa, não peça para a pessoa não se preocupar ou não chorar ou não sofrer porque você está pedindo algo que não é humano.
Precisa chorar, principalmente de imediato, deve ser posto para fora em formato de lágrimas o que faz doer por dentro.
A preocupação também faz parte do humano porque se torna um caminho na busca pela solução.
Quero dizer que a notícia ruim deve ser ruim pela sua natureza, mas a forma como a gente transmite ao outro deve vir carregada de sensibilidade e humanidade para ajudarmos o outro a enfrentar mais um desafio da vida: a perda
Comentários