Na semana passada estava vendo o Jornal Nacional e uma matéria grande falou de pessoas famosas que não andam de avião. Citaram várias personalidade até entrevistaram o artista Dominguinhos, que apesar dos muitos shows nos mais distantes lugares do Brasil não consegue viajar nos grandões do ar. Lembrei-me que até musica foi feita com o tema. Quem não lembra nos anos oitenta dessa música?
Medo de Avião
(Belchior)
Foi por medo de avião
Que eu segurei
Pela primeira vez
A tua mão
Um gole de conhaque
Aquele toque em teu cetim
Que coisa adolescente
James Dean...
Foi por medo de avião
Que eu segurei
Pela primeira vez
A tua mão
Não fico mais nervoso
Você já não grita
E a aeromoca, sexy
Fica mais bonita...
Foi por medo de avião
Que eu segurei
Pela primeira vez
A tua mão
Agora ficou fácil
Todo mundo compreende
Aquele toque Beatle
I wanna hold your hand
Bem esse intróito foi apenas para justificar o quanto esse meio de transporte produz medo nas pessoas, mas com uma boa dose de estímulo esse medo pode desaparecer.
Estava na companhia de D. Nininha segunda-feira, 07 de novembro de 2011, observando a grande movimentação na Central de Velórios da OSACRE que fica próxima a Praça Frei Damião quando passou e parou um pouco para conversar D. Francisquinha, mãe do ex-vereador por Santana do Ipanema, inclusive presidente da Casa Legislativa Tácio Chagas Duarte por dois mandatos e atual Secretário de Administração da Prefeitura de Marechal Deodoro José Albérico de Souza Azevedo, ou apenas Albérico Azevedo.
Francisquinha muito alegre relatou suas últimas viagens com o Clube da Melhor Idade Nova Vida e encantada com a seus novos passeios que deverá fazer nos próximos dias para a Canção Nova em São Paulo e outras localidades do sul do país.
Estava mais alegre ainda porque perdeu o medo de andar de avião. Por longas datas esse era o empecilho para grandes viagens. E arrematou:
- Fui ao meu cardiologista Adelsinho, fiz uma bateria de exames e ele me garantiu que estou pronta para qualquer viagem. E batia forte no peito esquerdo.
Mas eu, curioso como sempre perguntei: e o medo de avião? ela prontamente respondeu:
- Estava no fogão preparando algo para comer quando chegou meu filho Albérico e me disse:
- A senhora precisa conhecer a Itália, especialmente Roma, também a França e outros países são muito bonitos eu já comprovei isso. Mamãe a senhora nessa idade, ainda tem tem medo da morte?
Imaginem vocês a expressão e a fala de Francisquinha:
- Me respeite rapaz, eu sou sua mãe.
Mas passado algum tempo ele refletiu e hoje da rizadas com esse fato. E assim perdeu o medo de avião.
Santana do Ipanema-AL, 08 de novembro de 2011
Comentários