VERMELHO, VERMELHOU!...

Fábio Campos

A cor, eis algo realmente impressionante. A ciência já descobriu inclusive alguns artifícios das cores. É preconizado que as primárias dão origem a praticamente todas as outras. E que uma, evocaria outra. O branco, fusão total, o preto ausência de todas elas. Da luz dependem para viver, sem ela são finadas.

As cores, influem em todos os aspectos de nossa vida. Em especial no nosso estado de espírito, no nosso humor. Estudos científicos comprovam sua ação sob as pessoas. Dependendo da cor, um ambiente pode nos agitar ou acalmar. A preferência por uma delas revela muito de nós, que por vezes desconhecemos. As cores. Vão estar conosco desde antes do nascimento, até a morte. As roupinhas e todos os pertences do futuro bebê: azul piscina pros meninos, rosa pras meninas; amarelo claro, na dúvida. Depois, estarão na farda escolar, na escolha do cordão do pastoril, no time favorito. No uniforme da empresa. Na compra dum carro ou moto. Celular, computador, ou mesmo um tênis, ou uma gravata. Que cor preferimos? Lembre-se: No final, restará cobre um caixão, coroas de flores brancas, e uma tarja preta na fachada da repartição onde você trabalhou.

No próximo domingo, a eleição será disputada entre dois partidos, que se identificam por cores predominantes bem distintas: PT: vermelho; PSDB: azul. Além das cores, cada um tem um símbolo, uma espécie de “mascote”: o PT uma estrela; o PSDB um tucano. Sem que se precise fazer uso do discurso, podemos dizer com quem estamos simplesmente adotando uma cor. Na hora do voto, a justiça eleitoral proíbe o uso de “botons”, adesivos ou camisas do candidato. No entanto, ninguém pode impedir do eleitor estar vestido com a cor de sua preferência. Ninguém estranhe se tivermos um domingo vermelho, do Aiapoque ao Chuí.

Meses do ano, adjetivados com nomes de cores, já vem de longe: “Setembro Negro” foi um movimento, no oriente médio, liderado pelos Palestinos, contra o estado de Israel, que culminaria com um atentado terrorista na vila olímpica (Munique-1972). “Outubro Rosa” É uma campanha de conscientização de prevenção ao câncer de mama (Nova York- 1990 ); “Novembro Azul” campanha de conscientização e prevenção a doenças masculinas, entre outras o câncer de próstata.

O que mais desejam os correligionários dos partidos e seus candidatos, é que a mensagem veiculada atinja o objetivo primordial: conquistar o eleitor e seu voto. A ideia (ideologia partidária) deve convencer o eleitor que aquele candidato é a melhor opção. Quando isso não acontece o insucesso nas urnas, pode ser atribuído a UM ERRO DE COMUNICAÇÃO. Foi o que aconteceu por exemplo, com Lunguinha, o filho de Seu Lunga, amigo de Zé Lezin (humorista Nairon Barreto).

“Lunguinha tu tem cuidado! Olhe! Tem um cara, que tá querendo colocar “peruca de touro” em tu!
-E como é ele?
-É moreno, baixinho, de camisa de manga comprida, gravata. Lunguinha vinha chegando em casa. E esbarra com o pastor bem de frente a sua casa. Pegando o evangélico pela beca tacou a pergunta:

-O que o senhor estava fazendo?
-Eu tava no culto orando!
-Aonde rapaz?
-Na casa do Senhor!

Levou seis tiros de revólver.



Fabio Campos 24 de outubro de 2014 Breve no Blog fabiosoarescampos.blogspot.com o Conto inédito: “Like a Knife” (Primeira Parte)

Comentários