Pra variar. Pensei hoje, em falar sobre a Pandemia, e os Cinco Sentidos do Corpo Humano. A PANDEMIA E OS CINCO SENTIDOS, seria o título. No entanto, uma dúvida pairava no ar: De onde teria surgido a palavra SENTIDO? E aí, passou a não fazer o menor sentido. Se antes, esse questionamento não fosse esclarecido.
A palavra SENTIDO, meus caros leitores, e um verdadeiro Coringa, da Língua Portuguesa. Ela é escorregadia, quando você pensa que a está dominando. Feito milho de pipoca, na panela quente, a danada dá um “pulo” e se transforma noutra coisa! É daquelas palavras que a gramática se descabela todinha pra tentar explicar! Feito vírus, se reorganiza, se camufla, se reveste de uma nova capa, e...Pronto! Aparece novinha em folha, com outro significado! Com nova roupagem! Quer ver como é?
Se você digitar no teclado do seu PC, ou aparelho celular, e perguntar na rede mundial de computadores, o Google, vai te dizer: SENTIDO: Adjetivo: que se ofende, ou melindra facilmente, suscetível, sensível; que causa pesar; plangente, lamentoso.”
Se você se der por satisfeito, fique sabendo. Essa definição, não disse nem um quarto da metade do que você realmente devia saber. Olha aí, outra definição mais completa:
“Significado de SENTIDO: Substantivo masculino; significação de uma palavra, utilização em diversos contextos; acepção, definição: Sentido Conotativo; Sentido figurado. [...]Maneira de pensar; ponto de vista; mau sentido; Aptidão para receber as impressões externas através dos órgãos sensoriais; os cinco sentidos. [Por extensão] Repleto de sentimentos; Orientação que se deve ou se pode seguir, direção. Faculdade de sentir, de gostar, de apreciar ou de julgar; senso ou tino. Interjeição [Militar] Voz de comando: “-Batalhão, sentido!” Expressão de atenção ou cuidado: “-Sentido, crianças!” Verbo, particípio de sentir. Classificação gramatical: adjetivo, interjeição, substantivo. Fonte: dicio.com.br/sentido”
Existe dois tipos de SENTIDO, gramaticalmente falando:
SENTIDO FIGURADO ou CONOTATIVO. Exemplo: “Meus netos são uns anjos!”
SENTIDO LITERAL [Próprio] ou DENOTATIVO. Exemplo: “Meu carro quebrou.”
Muito bem! Mas, e na Pandemia: Quais Sentidos, biologicamente falando, são afetados pelo Coronavírus?
Sabemos que é pelas vias respiratórias, que ocorre a maioria das infecções, dos contágios, e de contaminações pelo Covid-19. Portanto, estão incluso os sentidos do OLFATO e PALADAR. Daí, dizer-se que a perda de sensibilidade desses sentidos estaria diretamente relacionado ao diagnóstico da doença. Sobre o sentido da VISÃO, veja o que descobri: “Outros estudos já apontaram uma possibilidade de permanência do vírus nos olhos, mesmo não sendo comum, uma das prováveis manifestação do covid-19 seja por conjuntivite. Fonte: coronavirus.mg.gov.br” O TATO, não seria um meio de contração, mas de transmissão. Uma vez que, podemos nos contaminar levando a mão infectada a boca, aos olhos, ao nariz etc. Portanto, a necessidade da higienização das mãos com álcool em gel, à 70%. Então, o único sentido que ficaria de fora na lista de contágio seria A AUDIÇÃO! Aí é que você se engana! Somente quem não ouve, e não põe em prática as recomendações dos órgãos de saúde é que se contaminam! Além do que, ai de nós se não fossem as orelhas. Onde iríamos pendurar as máscaras?
Por falar em máscaras. Qual a origem delas?
“Uma máscara é um acessório utilizado para cobrir o rosto. Utilizada com diversos propósitos: Lúdicos: bailes de máscaras, e no carnaval. Religiosos, artísticos ou de natureza prática: máscara de proteção. A palavra tem origem, provavelmente, no latim “mascus” ou “masca” = “Fantasma”; ou no árabe: “maskharah” = Palhaço, homem disfarçado. Usadas em tribos africanas em cerimônias de passagem. Fonte: wikipedia.org.br”
Haverá quem diga que a máscara de proteção, teria todas as demais funções a cima citadas: disfarçar a feiura de alguém; podemos nos sentir um tanto anônimos na multidão. Outro dia alguém disse: “Eu de máscara, fico tão disfarçado que hoje, passei duas vezes por uma pessoa a quem devo, e nem fui reconhecido!”
DRIVE THRU, mais um termo da língua inglesa que a Pandemia ajudou a expandir entre nós. Atualmente bastante difundida em nossa Língua Pátria.
“O nome “Drive-thru”, ou “Drive-through” vem da ação de se passar (dirigindo, guiando um carro) através de um determinado local. “Through” é preposição e significa exatamente: “Através”. Fonte: Google.com.br”
UM POUCO DE HUMOR, PRA ENCERRAR:
JÔ SOARES, NO WATSAPP:
“A fábula do Girino e da Lagarta. O Girino queria casar com a Lagarta. Mas a Lagarta não queria por achá-lo muito feio! A Lagarta virou Borboleta, e o Girino virou um Sapo. Um belo dia! O Sapo esticou sua imensa língua, e comeu a Borboleta! MORAL DA HISTÓRIA: Não importa o quanto você é feio. Tendo uma boa língua, você sempre vai comer alguém!”
NO FACEBOOK:
“Uma baleia deu um tiro em outra baleia. Assim ficou a Manchete do Jornal:
BALEIA, BALEIA, BALEIA!”
OUTRA NO WATSAPP:
DE POLÍTICA
O Caipira dizia, que no passado trabalhou no Palácio do Governo, em São Paulo. Quando Jânio Quadros se elegeu, ele ganhou um quadro de presente! Como ficou feliz! Quando entrou Ademar de Barros, ganhou um pote de barro! Achou legal! Depois entrou Carvalho Pinto. Aí não teve jeito. Pediu demissão!
FABIO CAMPOS, 21 DE Novembro de 2020.
Comentários