À você Remi Bastos, grande amigo de Reginaldo Falcão.
Outra vez, a inspiração para escrevermos mais esta web-crônica, nos vem, da leitura que fizemos de outra, do escritor, o poeta do “Sertão Brabo”, Clerisvaldo B. Chagas. Vem da “Esquina do Pecado”. Local que ele costuma referir-se, a esquina do velho sobrado, onde já funcionou no andar superior, a Pensão de Maria Sabão, próximo a Matriz de Senhora Santana. Naquele ponto onde o escritor e seus colegas, no final dos anos 50, início dos anos 60, costumeiramente afluíam para bater papo, enfim, colocar as notícias em dia. E continuaram ali se encontrando, a turma dos anos 70, 80 e assim sucessivamente. Bem como ainda hoje, permanece sendo ali, local de encontro de jovens do passado e do presente de nossa cidade.
É sobre, os que frequentaram aquele local, das últimas gerações, que antecede a atual, que falaremos nesta prosa. Por essa época, funcionava, onde hoje funciona o Bar do Telhado, a casa de discos de vinil e equipamentos eletrônicos, de nosso amigo Val, a loja CARDOSO DISCOS.
Se por acaso, alguém quisesse encontrar: Reginaldo Falcão, Pelé irmão de Nilton “Bofada”, “Solange”, Nêgo Lila do Ipiranga,Luiz Fernado(estes in Memorian) ou Denancy, Bibi,Nêgo Paulo, Tião (Ipanema), Francisco Soares, Messias, Zé Luiz,Elias de Dona Branca, Ziburga, Tonho “Mutuca”, Homero Malta e muitos outros. Se não estivessem em casa ou nos seus respectivos setor de trabalho, com certeza estariam ali, na esquina do sobrado. Sentados ou em pé, à porta da loja de discos de Val conversando.
Uma vez que nosso tema são objetos raros, e por acaso citamos tantos desportistas. Em tempo, queremos agradecer a Capiá de Seu Zeca, pelo presente raro. Uma relíquia que deu-nos em dose dupla, cópias de fotos do time do Ipanema, de 1955. Creio. Também os nomes, dos componentes, daquela equipe, tentaremos descobrir.
Certa ocasião. Reginaldo Falcão resolveu tirar uma brincadeira com Anfrísio, o popular “Bolo Cru”, funcionário da loja de Val. Entrando no estabelecimento pergunta:
-Anfrísio! Já chegou o novo lançamento internacional MI PRI?
-MI PRI? Quem é que canta isso?
-Teixeirinha e Mary Terezinha!
-Vôte! E eles gravaram em inglês?
-Gravaram ói: MI PRIguntaram se eu sô gaúcho!
Risos geral. E de novo Reginaldo:
- Foi brincadeira “Bolo Cru”. Mas a “Oitava” eu sei que tem. Daqui eu tô vendo o LP.
E aponta pra um disco de música Clássica:
-Há! A Oitava sinfonia de Beethoven?
-Não! A Oitava de Luiz Gonzaga: OITAVA na peneira, Oi tava penerando, Oi tava no namoro...
*Fabio Campos 24/04/2010 *É professor do Estado e do Município em S. do Ipanema – AL.
Contato: fabiosoacam@yahoo.com
Comentários