QUO VADIS VAGABUNDUS?

Fábio Campos

As CPIs da vida (Comissões Parlamentar de Inquérito), já não substituem os Big Brothers com a mesma eficiência. Embora possuam a mesma dinâmica: entretenimento, onde espectadores assistem pessoas se digladiando à busca de dinheiro, prestígio, fama, poder. As ofensas e baixarias e provocações são, em ambos os casos, forte apelo. Duas palavras me incitaram a busca de sua origem: vagabundo e covarde.

Quando uma palavra é percebida pelo nosso sistema auditivo, ou visual, ao chegar ao cérebro, este se encarregará de buscar nos arquivos da memória, referências e semelhanças para que aquele termo tenha algo sentido plausível para quem dele se apropria. Quanto ao primeiro termo, o que minha mente relaciona, a este termo, a música de Altemar Dutra:
“Tu me condenas por ser vagabundo/ mas meu destino é viver ao léu/ pois vagabundo é o próprio mundo/ que vai girando no céu azul. "O Vagabundo" (compositor:Vitor Simon – 1960) na voz do saudoso Altemar Dutra.
A palavra Vagabundo vem do Latim: VAGABUNDUS, “pessoa que anda sem destino”: de VAGARE: “errar, andar ao léu”, mais o sufixo BUNDUS: “propenso a, cheio de.” Sua entrada no idioma português data do século XIV.”
ATENÇÃO existe ainda VADIAR E VADEAR. “Vejam só, VADIAR vem do Latim “vagativum”, aquele que perambula sem destino. E VADEAR, “atravessar um curso d’água a pé”, vem de “vadus” leito de rio, ou riacho, vau. Fonte: origemdapalavra.com.br”

A palavra Covarde, remete-me ao filme “QUO VADIS” [Longa metragem americano de 1951] cuja sinopse é: “Retornando de uma campanha militar no estrangeiro, o general Marcus Vinicius descobre que uma nova religião tomou conta de Roma: o cristianismo. Vinicius se apaixona por Lygia, uma romana seguidora da religião cristã. O louco imperador Nero, culpa os cristãos pelo incêndio de Roma e inicia uma onda de perseguição.” Google.com.br Descubro aqui na internet que existe um texto apócrifo, dos primeiros séculos de nossa era. Nele São Pedro apóstolo, ao escapar de Roma, tentando fugir de uma morte que tinha por quase certa, encontra um Jesus Cristo ressuscitado no seu caminho. Espantado o antigo pescador, em Latim, lhes pergunta: “Domine, quo vadis?” Traduzido para o português: “Senhor, para onde tu vais?” Jesus teria respondido, que ia a Roma, para novamente ser crucificado. Pedro entendendo as palavras do seu mestre, arrependeu-se do seu ato de covardia. Decide voltar a cidade, onde acabará crucificado de cabeça para baixo. Fonte: mitologia.pt

LASSO e LAÇO: Está se tornando uma constante, pessoas, grafarem palavras com dois ésses [ss], quando deviam usar o cedilha [ç]. Exemplo: “Reforsso Escolar” ao invés de “Reforço Escolar”. No caso a cima, ocorre um erro ortográfico. Se a substituição envolvesse palavras como: “Laço” e “Lasso” a coisa seria outra: LASSO vem do Latim: “Lassus” “cansado, frouxo, não esticado”. LAÇO vem de “Laqueus” depois “Lacius” “Laço, nó corrediço, armadilha, argumento mal-intencionado”. ARROCHA ou ARROXA? Entenda, são palavras distintas, as duas possuem significados próprios. A primeira significa “Apertar”, que vem de “arrocho” pedaço de madeira que se usa para apertar firmemente as cordas usadas em uma carga. Parece ter originado o termo “garrote”, não se sabe exatamente. Já “Arroxar” é o mesmo que “Arroxear” “tornar roxo” do Latim: “russo”. Os antigos não faziam distinção entre vermelho e roxo. Portanto o apelido do imperador Frederico “Barbarroxa” cuja barba tinha pelos vermelhos. Fonte: origemdapalvra.com.br

MEU COMENTÁRIO: Acabei de descobrir a origem da expressão; “Laqueadura de trompas”. Também, porque a Rússia é visto com um país “vermelho”. Estar no vermelho, a coisa está russa! Literalmente.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
FRASES MUITO VERDADE
“Quer uma mulher que te faça FANTASIAS? Arrume uma costureira de Escola de Samba.”
“Tem música que faz tanto sentido na minha vida, que chego a pensar que o cantor está mandando-me umas INDIRETAS”
“O Cúmulo da ESPERANÇA: Tirar os calçados pra se pesar.”
“O MUNDO dá tantas voltas", diz a música. É por isso que tem tanta gente tonta.”
“No FACEBOOK, só quer ser! Rostinho de 20, coluna de 60, disposição de 80!”
“Sabe qual o cereal preferido do Enfermeiro: AVEIA.”
“Tem gente de uma ENERGIA TÃO NEGATIVA que quando está online meu antivírus avisa: uma ameaça foi detectada!”
“Se o corpo é composto de 70% de água. Então não existe gordo, existe gente INUNDADA!”

Fabio Campos, 16 de Maio de 2021.

Comentários