Sempre, sempre vou admirar o poeta, em especial, o repentista. Sem sombra de dúvidas um dom divino. Não há explicação lógica, nem a ciência é capaz de discernir, como alguém que jamais tenha frequentado as cátedras de uma escola ou universidade tenha tanto domínio, habilidade, e competência no manejo de palavras, como o poeta repentista.
Na antiguidade existiram os filósofos, os doutores da lei que ensinavam aos jovens do sexo masculino, entre outras ciências a Retórica. Para Aristóteles (século V a.C.) a Retórica é a arte da persuasão pela argumentação, deve ser percebida como técnica fundamental para a política, capaz de demonstrar de forma prática as teses a serem defendidas. Ela, se baseava em três aspectos fundamentais: Ethos: princípio ético; Pathos: o apelo aos sentimentos evocados pelo orador; Lógos: a estrutura lógica da argumentação. Quero acreditar que o repentista, mesmo que inconscientemente, faz uso da Retórica em suas composições poéticas.
Na rede social de internet em postagem do meu amigo Paulo Décio, num grupo do aplicativo wathsapp, em fragmento de entrevista no Podcastnordestino, assisti o Felisardo Moura Nunes, filho do violeiro/repentista Cazuza, contando episódio bem interessante em que outro poeta João Izidro estando na casa do seu pai disse: “Cazuza sempre gostei da sombra desse seu teto/ E hoje nesse momento, vejo o prazer mais completo/ O filho do pai com o filho, e o filho do pai com o neto.”. Certa ocasião o poeta foi desafiado pelo colega para que dissesse versos sobre a gramática. E o poeta respondeu: “Pra falar sobre gramática o meu amigo vá só/ Pois sou tão analfabeto que só conheço o ó/ A grama que dá no rio, e Tica de Zé Chicó.”. Outro tema polêmico, foi trazido pelo poeta Zé Pretinho sobre a vida de Jesus, com o seguinte mote: “Com 15 anos de Idade pra Onde Jesus Marchou?” Então o poeta disse: “Jesus com seus 15 anos marchou para os 16/ Vivendo mais dezessete pra morrer com 33.”
Propositadamente no primeiro parágrafo fiz uso da palavra cátedra, para citar as cadeiras de uma escola. ”A Palavra Cátedra vem do Latim: “Cathedra” que significa em tradução para o português: cadeira; assento, trono. E tem relação direta com o termo “Catedral” referindo-se a cadeira, ou trono dos bispos. Tentei, sem sucesso, relacionar a origem desse vocábulo com o termo “carteira escolar”. No site Wikipédia.org.br diz que há desambiguação, e que o substantivo composto serve para designar o móvel duplo, cadeira e mesa usado pelo estudante em sala de aula.
A língua portuguesa, e o uso correto da gramática, felizmente ainda não é algo em desuso. Ainda dá pra ver comentários de internautas perplexos ao ver repórter comentar: “A polícia conseguiu recuperar uma balança de precisão, e duzentas gramas de maconha...” O correto seria usar o Numeral Cardinal “Duzentos”, pois o mesmo não se flexiona em gênero na representação de valor ou quantidade. Também ouvimos a primeira dama da nação pluralizar o substantivo ‘Cidadão” grosseiramente em “cidadões”.
Redes sociais, assim como tudo na vida tem o lado bom, e o lado não tão bom. Os países mais desenvolvidos culturalmente, e onde a educação é prioridade e valorizada estão proibindo o uso de aparelhos celulares nas escolas. A febre do uso das tecnologias é uma verdadeira pandemia. E assim, como problema de saúde pública devia ser tratado pelos governos. Vejo que devemos ter à cima de tudo, senso de responsabilidade. Não usar, por exemplo, enquanto se dirige. Outro ponto é Ser Autocrítico. Agora mesmo, ouço alguém dizer na internet que o saudoso cantor Raul Seixas, ao qual sempre admirei desde a juventude, era um satãnista. Outros o elevam ao patamar de filósofo e grande sábio. Pra mim continuará sendo um grande compositor e intérprete da música popular brasileira.
UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
DITOS POPULARES
Em Terra de ESCURIDÃO Vaga-lume é FAROL.
Ando Mais perdido que PÉ ESQUERDO em Carro AUTOMÁTICO.
Moleque que não Anda Não VENDE PICOLÉ.
Enquanto Houver Cachorro PULGA Não Anda À PÉ.
RATO de Barriga Cheia DÁ Bicudo em QUEIJO.
Mais Comprido que ARROTO DE GIRAFA.
SABE Por que a Minhoca foi Demitida? POR FAZER CORPO MOLE.
BODE GAIATO
Não preciso de Mais NADA lá em CASA!
Botei Um SOM no Carro. A MULÉ DISSE: -SÓ ERA O QUE FALTAVA!
Fabio Campos, 03 de Outubro de 2024.
Comentários