ISSO É CULTURA DO POVO OU DO POVÃO?

Fábio Campos

Tenho a cultura como algo transcendental. Algo que a simples definição do vocábulo, por mais abrangente que pretenda ser, jamais alcança a totalidade de sua imensurável dimensão.

Consultando o conceito limítrofe contido no webdicionário (Priberam), cultura é: subst. fem. Arte, modo de cultivar; lavoura; conjunto de operações necessárias para que a terra produza; vegetal cultivado; meio de conservar, aumentar e utilizar certos produtos naturais; (figurado) aplicação do espírito a (determinado trabalho intelectual); instrução, saber estudo. Apuro; perfeição; cuidado.

Portanto, frases de pára-choque de caminhão, é cultura. Da mais rica manifestação cultural de um povo. Frases de pára-choque é folclore. Essas aqui faz tempo que as vi, porém nunca as esqueci:

“Vou rezar Um Terço, pra arranjar Um Meio de levar você pra Um Quarto”
“Em casa Maria reza, na estrada Mercedes Benz”
“Dirigido por mim, guiado por Deus”
“Se a mulher soltar o rabo, o homem leva chifre” Nessa última tem a gravura de uma mulher segurando o rabo de um boi brabo prestes a chifrar um homem.

O idioma é a mais autêntica, a mais completa a mais pura, expressão cultural de um povo. A língua pátria, excetuando os deslumbres do cronista, dá-nos a oportunidade de manufaturar, de forjar a ferro e fogo, vocábulos, a nosso bel-prazer! A partir do material vasto que dispomos a língua. Também nesse sentido somos um povo megalomaníaco, o que poderíamos perfeitamente aumentar relativamente, preferimos aumentar superlativamente. Por exemplo:

Uma “Queda no sistema de fornecimento de energia elétrica”, os americanos utilizam dois termos para designar: “Black out”. Nós chamamos de “Apagão”! Um programa televisivo de todo domingo com o Fausto Silva de Âncora. Pra ficar com a cara do brasileiro vira “Domingão do Faustão”. Personagem do programa Esporte Espetacular: “João Sorrisão”! E mesmo temas mais sérios e polêmicos como uma CPI por conta de “Desvios de Recursos do Erário Público”, vira “CPI do Mensalão”! E povo, só é povo de verdade se virar “Povão”?

A modalidade para aquisição de bens, serviços comuns em que a disputa do fornecimento é feito em sessão pública, inclusive de ações da Bolsa de Valores é chamado de “Pregão”. Todo estádio de futebol tem seu nome oficial, considerando a magnitude que o esporte abrange, e os sobrenomes dos ilustres que homenageiam vão virar: “Arrudão”(Recife-PE), “Mineirão”(Belo Horizonte-MG), “Pinheirão” (Curitiba-PR). Agora imaginem, se ao invés de se chamar Estádio da Cidadania, o maior estádio da cidade de Volta Redonda-RJ, resolvesse homenagear seu filho mais ilustre: Antonio Álvares da Cunha. O estádio se chamaria “Estádio do Cunhão”?!

Por que será que carro da polícia, é apelidado de Camburão? Sanduíche grande “Sandubão”.Carro de funerária “Defuntão”, carro do I.M.L. “Rabecão”. Aterro sanitário, “Lixão”. Um cara de corpo atlético, “Saradão”! Mulher que transa com mulher é “Sapatão”.

Pela cara que ela fez, parece que não gostou, mas mesmo assim (mais de uma vez) domingo passado, Fausto Silva referiu-se a cantora Ivete Sangalo, chamando-a de “Ivetão"!



Fabio Campos 07.11.2012 Breve no Blog fabiosoarescampos.com o Conto inédito: “Correntes e Acorrentados”

Comentários