HORÁRIO DE VERÃO PRA QUÊ?

Fábio Campos

Alguém me explica: Pra que cargas d’água esse tal de horário de verão?! Primeiro se falou que gerava uma economia de energia elétrica pela redução no consumo. Isso eles comprovam cientificamente:

"O Horário de Verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde, que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em 1 hora. O efeito provocado é de não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas (wiki).”

Não entendemos porque se há esta pretensão de economizar energia porque a companhia de energia (eletrobrás) instalou medidores com um plug (ponto de luz vermelho aceso consumindo energia elétrica) em toda edificação ligada a rede elétrica. Há uma comprovação científica que aquele plug (ou qualquer outro dentro de casa) consome 0,01 kw de energia por hora. Agora some-se isso um ano inteiro! Caro consumidor: Todos os seus aparelhos que estão com esses plugs ligados (diz-se que estão em “stand by”) você paga aquele consumo. Pergunto: E lá no contador? Quem paga por aquele consumo do ponto de luz? Você consumidor foi consultado e informado disso e sobre isso? E se há essa preocupação com a economia. Por que se inventou esse tipo de medidor? E com que finalidade?

Veja essa outra informação (wiki):

“ O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito. (ONS)”

Estamos em relação as regiões que adotam o horário de verão: Regiões Sul, Sudeste, distrito federal e parte do centro-oeste, uma hora atrasados.

Quando Pedro perguntou a Jesus; Mestre o que significa um milhão de reais para ti, Jesus respondeu-lhe, um centavo. E um milênio respondeu, um minuto. Aí Pedro pediu:

-Mestre dá-me um centavo!

-Espera um minuto!

Assim acontece com o povo de Alagoas que clama:

-Mestre No segundo turno das eleições, ajuda o povo alagoano a escolher um bom governador! Ele responde:

-Adianta teu relógio em uma hora!

Fabio Campos 19/10/2010 É Professor em S. do Ipanema –AL.

Comentários