HINO NACIONAL E CACOFONIA

Fábio Campos

O desfile cívico de sete de setembro deste ano, foi organizado para acontecer, no turno matutino. Isso nos trouxe velhas recordações. Desfilaram alunos e desfilamos nós professores, garbosamente num pelotão pela Escola Municipal Senhora Santana. No dia seguinte no Bar Comercial do amigo Mário Pacífico lembrávamos do velho Adair, lá da cidade de Pão de Açúcar que tocava o Hino Nacional dedilhando no violão. Mário lembrou-nos que ele tocava também a “marcha do marinheiro”, inclusive tocava com o violão às costas. Quando vinha a Santana do Ipanema ia de bar em bar, pra bater papo e rever amigos. No Bar de Mário quando chegava logo aparecia, Mané da Guanabara, Genival Tenório e outros pra apreciarem a arte do velho boêmio ao pinho, e isso era motivo de muito prazer e alegria pra todos.

Na escola Municipal Senhora Santana, hasteamos a bandeira brasileira, cantando o hino nacional à capela, tendo de vista um por-do-sol, lindo! Detalhe, cantamos sem recursos de áudio, cd ou dvd. Muito me impressionou a quantidade de alunos que ainda são capazes de entoar o hino sem precisar ler.

Na crônica passada falávamos de um vício de linguagem o pleonasmo, o que gerou certa discussão entre amigos. Pra colocar mais lenha na fogueira estaremos a dizer que ocorre a cacofonia em algumas partes do hino federal quando o recitamos, por exemplo:

“De um povo heróico o brado retumbante”

Muita gente emenda tudo e recita:

“De um povo heroicubrado retumbante”

Ou no verso: “ Dos filhos desse solo és mãe gentil”

Há quem recite: Dos filhos desse solésmãe gentil”

A Cacofonia é um som desagradável ou obsceno formado pela união das sílabas de palavras contíguas. Por isso temos que cuidar quando falarmos ou escrevermos para não ofendermos a língua, e principalmente a pessoa que ouve (ou lê). São exemplos:

Beijou a boca dela (cadela)

Nada disso ela tinha (latinha)

Bata uma mão pra mim (mamão)

Vou-me já (mijar)

É bom mascar alho.

E por aí vai. Sobre o hino nacional que os alunos tiveram que cantar no gogó, sem o recurso de áudio foi porque criou um bolor no cd. O cd de hinos da escola estragado, porque o mofo deu na mídia!



Fabio Campos 15/09/2010 É Professor em S. do Ipanema-AL.
fabiosoacam@yahoo.com

Comentários