A VOZ DO POVO, A VOZ DAS COISAS, A VOZ DE DEUS...

Fábio Campos

A linguagem é sem dúvida uma das mais fortes manifestações e fonte de expressão da humanidade. Desde os sons produzidos pelas baleias e golfinhos para se comunicar umas com os outros. Também outros sons emitidos por tantos outros animais inclusive o humano. Quando estudei a quinta série do ensino fundamental (1975) o livro da Língua portuguesa num de seus textos (não sei de qual autor) falava que os primeiros sons que os homens das cavernas produziam eram: -“Uff! Uff! Grunf! Grunf!” Isso com certeza seguido de gestos para complementar a ideia que quisesse expressar. Como: “-Veja.” Ou “-Venha aqui...” ou “-Vamos!”

Então, alguém teve a brilhante ideia de ‘guardar’ os sons que podem se extinguir. Poios é um americano resolveu armazenar os sons produzidos no meio tecnológico da atualidade (fim do século 20 início do século 21) para que as gerações futuras possam conhecer.

“são 33 ícones para clicar e viajar na imaginação de sons. Para você que é de uma geração que nunca os vivenciou, e para quem quer matar saudade de sons que já existiram na sua vida. Num momento nem tão distante assim da nossa história com a tecnologia. Pois alguém pensou nisso, e criou um portal para sempre ouvirmos no site:

http://savethesounds.info/. E a ideia é do norte-americano Brendan Chilcutt que tem a proposta de preservar e perpetuar musiquinhas e ruídos que podem ser esquecido bem rápido nesse nosso mundo tecnológico, como por exemplo, o barulho que um celular analógico da Nokia fazia, ou o ruído que o modem da internet discada tinha. Tem até mesmo o simples ato de discar um telefone daqueles com o formato de aros para caberem nossos dedos.by Helenice Languardia 20/2/16 Fonte: site: otempo.com.br.

Não pesquisei mas deve haver outros site interessados em guardar os sons produzidos pela natureza, raios, trovões tempestades, os sons dos pássaros e animais que já se extinguiram por conta do progresso, da devastação de florestas e da degradação de alguns biomas em torno do mundo..

Nossa crônica tem a intenção também de trazer mais outro questionamento, ainda dentro dessa temática expressões e comunicação. Sempre que vemos mensagens de incentivo a melhoria da auto-estima, como vimos na abertura da ‘Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Santana do Ipanema” para os profissionais da educação do município, nas dependências da AABB esta semana, lembramos que a maioria das mensagens desse cunho dizem que cada ser humano é único.

E realmente o somos. As mensagens de auto ajuda, mensagens de estímulo ao espírito, dão indícios dessa ‘particularidade’ que cada ser humano tem. Tentei juntar, mas sei que não encerra nesta (minha humilde) observação. O tema deve ser muito mais complexo. Por exemplo, dizer que “não existe um outro ser igual a você” é verdade! Só você pensa do jeito que você pensa. Portanto o PENSAMENTO, e o modo de ‘construir’ o que você está pensando (mesmo ao ler este texto), bem como o cabedal de informações e experiências que cada um vivenciou, ‘armazenou’ tais experiências’ é único.

As ciências dá-nos outros indícios: A IMPRESSÃO DIGITAL, ninguém no mundo possui impressão digital igual. A VOZ dizem que o som produzido pelas nossas cordas vocais é único, o timbre (não a tonalidade) de voz nos identifica. A PUPILA dos nossos olhos, mais precisamente a íris (a parte que dar a cor ao olho) também é única. Não sei, confesso, até onde vão essas ‘particularidades’ que cada um possuímos. Mas já observei que ninguém reza uma “Ave Maria” do mesmo jeito. Você pode até estranhar o que digo mas já observei quando temos que recitar a oração a Nossa Senhora colocamos entoação na voz do nosso jeito particular e próprio.

Lista de modos e maneiras de fazer e agir com as coisas. A internet está cheia, repleta disso. Tem Lista pra tudo quanto é gosto. Lista das Cidades mais Violentas do Mundo, Lista dos Países Mais Corruptos do Mundo, Lista das Comidas que mais Engorda. Das que Mias Emagrece. Consultando o Google encontramos sites especializados em Rankings e Listagens, bem como no “Youtube”. Teve um que me chamou atenção as “7 coisas que Mais VICIA no Século 21”

Uma vez que estamos na Quaresma, tempo que sugere a renúncia dos vícios e a busca das virtudes. Veja se você está incorrendo num desses vícios: 1- Internet; 2- Fofocas; 3- Comer; 4- Comprar; 5- Televisão; 6- Popularidade(se preocupar com); 7- Negócios.

O caro leitor observou que tentei ‘desenferrujar’ e usar menos os textos dos outros pra produzir minha crônica de hoje? Na verdade isso já estava se tornando um vício (kkkk) do comodismo. Tentaremos superá-lo. Piadas? (precisa mesmo...)

Do wathsapp: “Tem gente que diz que a voz do povo é a voz de Deus. Mais que mentira. Quem disse que Deus o arquiteto do Universo por acaso fala:
‘Bassôra’ no lugar de Vassoura; ‘Prático’ no lugar de plástico; ‘-Vai Curítias!”

A vírgula realmente é um sinal poderosíssimo: Aonde você colocaria ela nesta frase?
“Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro a sua procura.”

Elas, naturalmente colocariam depois da palavra MULHER e nós homens?

Fabio Campos, 20 de Fevereiro de 2016.

Comentários