De onde vem a expressão “Vaca de presépio": Antigamente nas igrejas, em cima da caixa de esmolas dos pobres havia um presépio. Quando uma pessoa punha uma moedinha. Ao passar na fenda a moeda acionava uma manivela, e a vaquinha abaixava a cabeça, em agradecimento, num gesto semelhante a “um sim”. Vaca de presépio é gente que, nunca diz não, fala “sim” pra tudo.(Fonte: Yahoo.com.br/respostas por Jürgen)
E a expressão “Macacos me mordam!”
“É muito antiga. Surgiu na Guerra do Paraguai e foi atribuída ao Conde D’Eu, genro do imperador Dom Pedro II, marido da princesa Isabel. Num momento de exclamação bélica, teria pronunciado ao monarca: “Macacos me mordam se eu não matar Solano Lopez” líder dos paraguaios. “Macaco” nesse caso palavra usada com notório viés racista, era como alguns chamavam os soldados das tropas brasileiras, devido ao grande número de negros em suas fileiras. O Conde D’Eu passou à história como detestável figura do próprio império brasileiro.” (Fonte: Revista da Língua Portuguesa)
“De onde vêm as expressões: Elefante Branco e Bode Expiatório?
Um elefante branco é algo grandioso, com aparência magnífica, mas que cria muitos problemas ou provoca grandes prejuízos devido ao trabalho ou despesas que dá.
Dizem que na Tailândia havia uma prática antiga: toda vez que o rei queria arruinar um inimigo, dava-lhe um elefante branco. Por tratar-se de um animal sagrado, o presenteado não podia desfazer-se do elefante branco. É como diz o professor Antenor Nascentes no seu Tesouro da Fraseologia Brasileira: “…e a despesa com a manutenção bastava para comprometer as mais sólidas fortunas”.
Quanto ao bode, primeiro é importante observarmos que expiatório se escreve com “x”. Um bode expiatório não é, como alguns imaginam, um cara chato que anda espiando os outros. Não é um “bode espião”.
Expiatório vem do verbo expiar (=penar), e não de espiar (=espionar, olhar, observar). O tal bode expiatório é aquele que paga pelas culpas alheias, é quem pena pelos outros.A origem é bíblica. Os hebreus tinham o costume de, anualmente, fazer uma festa para aplacar a ira divina. Um bode, após receber todas as maldições, era jogado no deserto. Sua função era expiar (=redimir, purificar) a culpa do povo. Daí o bode expiatório.(Fonte: G1.com.br Blog do gramático Sérgio Nogueira.)
Piada com animais, na sua maioria, são de péssimo gosto. No entanto, charadas...
A VACA e o boi foram pro motel quem pagou a conta? Eles fizeram uma “vaquinha”!!!
Você sabe como citar dez animais da savana africana em 3 segundos? Fácil: 5 MACACOS e 5 ELEFANTES!!!
Você sabe por que o BODE caga redondo? Por que só toma Skol!!!
Fabio Campos 27.11.13 No blog Fabio campos.blogspot.com.br Breve Conto inédito: “Estrela D'alva, na Santa Luzia" (Título provisório).
Comentários