Profissionais que merecem aplausos

Augusto Ferreira

Todo profissional ao se formar jura diante da comunidade exercer com dignidade e ética a profissão. O jornalista jura apurar os fatos jornalísticos antes de escrever uma matéria. O médico jura salvar vidas. Mas também há profissionais que não são obrigados a fazer juramento por que a profissão não requer diploma universitário.

É o caso dos Agentes Comunitários de Saúde. Eles são profissionais que têm o compromisso de ajudar a comunidade na prevenção e no acompanhamento de doenças. São profissionais que não juram diante do público ética e responsabilidade. Mas nem precisa! Quem conhece o trabalho dos Agentes Comunitário de Saúde percebe que são profissionais responsáveis e que se preocupam com a comunidade. Exemplos não faltam para comprovar isso.

Pão de Açúcar merece destaque nesse sentido. Há anos a equipe de Agentes da cidade renuncia a famosa Festa de Reis e vão as ruas da cidade receber e orientar os foliões que participam da festa. Neste ano de 2008, além de orientar sobre os riscos das DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis – e distribuição de preservativos, a equipe se comprometeu na preservação do meio ambiente, distribuindo sacos de lixos para as barracas da orla do Velho Chico.

Para a Agente Comunitária de Saúde e acadêmica de Serviço Social, Angecelma Ferreira dos Santos, não participar integralmente dos festejos de Reis é recompensado pelo fato de que está ajudando a população a se informar sobre doenças que se proliferam a cada dia, como a AIDS, por exemplo.

“Quando saio de casa, de manhã, e chego à tarde, para esse trabalho, sinto-me mais responsável com a comunidade que me comprometi a ajudar, desde o dia em que sentei na cadeira para fazer o concurso de Agente Comunitária de Saúde”, afirma. Conforme Angecelma dos Santos, orientar os turistas na prevenção das DSTs, faz parte da sua missão como Agente.

Quem veio a Pão de Açúcar, participar da Festa de Reis, pode comprovar o atendimento e dedicação dessa equipe, que unidos lutam contra a proliferação das DSTs, e sobretudo da AIDS, visto que a doença tem se alastrado a cada dia, conforme mostra as pesquisas. São profissionais como esses que merecem receber as palmas, pelo empenho e amor ao trabalho.

Comentários