Ouvira do Ipiranga às margens plácidas... pelo menos este trecho do Hino Nacional todos os brasileiro sabem. Todavia é lamentável o que não sabemos do que estar por traz do Hino que nos orgulha em cantar nas escolas, nas ruas e até na margem do Ipiranga.
Lembro-me com muita tristeza das vezes que éramos obrigados a cantar esse Hino, simplesmente por formalidade. Nunca me ensinaram o verdadeiro significado. Minha suspeita era que o Hino significava o maior orgulho de uma pátria. E é! Mas aqui no Brasil temos lembranças dolorosas com o Hino Nacional.
Deitado eternamente em berço esplêndido... Mas há quem não se deita em berços de ouro. Por isso enquanto ocorrem os desfiles cívicos do dia 7 de setembro, nas grandes cidades, há um grupo de pessoas comprometidas com a transformação social que sai às ruas gritando por justiça. Esse evento tornou-se conhecido como o Grito dos Excluídos.
O Hino, sem dúvidas representa o patriotismo. É bonito ver os habitantes de uma nação cantando, se emocionando e aplaudindo quando se entoa essa riqueza patriótica. Porém é mais bonito quando o Hino é cantado por pobres, ricos, brancos e negros.
O Hino deve expressar a alegria em fazer parte da nação. Porém fica a pergunta: Será que todos os brasileiros têm orgulho de sua pátria? Será que todos os brasileiros cantam o Hino Nacional com o mesmo vigor, independente de estarmos no período da copa do mundo?
Vivemos em um período especial. As eleições se aproximam. E nós queremos mudar o quadro sócio-político-econômico-cultural do nosso querido e amado Brasil. Não é sabendo do Hino Nacional que vamos ser canal de mudanças. Creio que todos os políticos que ocupam cadeira no Congresso sabem ou pelo menos conhecem o Hino. E o que fazem?
Portanto o nosso compromisso é sair às ruas, nos unirmos ao Grito dos Excluídos e clamarmos por paz, justiça e liberdade. Depois que fiz essa experiência encontrei o verdadeiro significado do nosso Hino Nacional, como também soube valorizar o meu direito de cidadão.
Comentários