Literatura: BELEZA IMPORTA?

Literatura

Por Redação com Joaquim José Oliveira Chagas

Ainda sob o impacto da notícia do falecimento do maior filósofo conservador inglês ocorrido em 12/01/2020, e coincidentemente, estava acabando a leitura de sua obra intitulada “beleza” que comecei a escrever estas reflexões acerca do que vem acontecendo no mundo e como estamos perdendo nossas referencias estética sobre o que é Belo, e o que é Arte.

De acordo com São Tomás de Aquino “A beleza designa aquilo que suscita no homem o sentimento de admiração”. Três são os elementos constitutivo da beleza:
a) Primeiro, integridade ou perfeição (integritas), pois as coisas inacabadas, enquanto tal, são feias;
b) Também se requer a devida proporção ou harmonia (debita proportio); e
c) Por último, se precisa a claridade e o esplendor, motivo pelo qual aquilo que tem cores claras e nítidas são chamadas belas (claritas).

Dois são os gêneros de beleza, a física que se refere à beleza do corpo, e a espiritual, que se refere à beleza da alma. A beleza do corpo consiste em que o homem tenha os membros corporais bastante proporcionados, já se diz que beleza é proporção.

De igual modo, a beleza espiritual consiste em que a conduta do homem, isto é, suas ações, seja proporcionada segundo o esplendor espiritual da razão.

Clique Aqui e veja o texto Completo

Comentários