O evento aconteceu nos dias 5 e 6 de Abril, nas dependências do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Santana do Ipanema, e foi uma iniciativa da coordenação geral do programa no estado de Alagoas, na pessoa de sua coordenadora, Luiza Jaborandy.
O 1º encontro de Egressas do Programa Mulheres Mil do Sertão trouxe à Santana do Ipanema cerca de 120 mulheres, de 10 municípios Alagoanos, com o objetivo de estimular a produção inclusiva das ex-alunas do programa. Durante o evento aconteceram palestras, dinâmicas, apresentação de casos de sucesso e do Portal de Egressas, ambiente virtual direcionado às concluintes dos cursos do Mulheres Mil.
As palestras abordaram temas como empreendedorismo, economia criativa, turismo, gastronomia, negócios, cooperativismo entre outros. O evento também contou com apresentações culturais e de casos de sucesso por parte das egressas.
Segundo Alessandra Mariano, supervisora local do Mulheres Mil em Santana do Ipanema, o programa é muito importante porque não só capacita as mulheres em vulnerabilidade social, mas também oferece condições de inseri-las no mercado de trabalho. Eventos como esses são muito importantes neste sentido e promovem um diferencial para estas alunas. Por exemplo, nesta edição foi apresentado o recém lançado Portal das Egressas, ferramenta on-line que irá ajudá-las a divulgar seus serviços e produtos, mais um diferencial que o programa está trazendo, relatou a supervisora.
Sobre o programa
O Programa Mulheres Mil foi instituído nacionalmente, por meio da Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011, fruto dos resultados positivos do projeto piloto desenvolvido pela SETEC/MEC no período de 2007 a 2011. Atualmente a iniciativa está vinculada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e é executada pelos institutos federais. Tem por objetivo promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. O programa atua para garantir o acesso à educação de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões. Em Alagoas, de 2012 a 2017, o programa já atendeu mais de 9.000 mulheres com a oferta de cursos profissionalizantes aliados à formação cidadã.![](/noticias/fotose/18/04/080418182103_1.jpg)
Cerca de 120 mulheres, de 10 municípios Alagoanos, participam de encontro do programa Mulheres Mil, em Santana do Ipanema.
Comentários