Em Maceió, o artista Pedro Cabral realiza primeira exposição individual, no período de 8 de outubro a 6 de novembro, na galeria Fernando Lopes (Cesmac), à rua Cônego Machado, s/n, bairro do Farol. Cabral, 59, afirma que as 50 telas que formarão a mostra ? batizada ?Razões do Coração? ? fazem uma retrospectiva dos 20 anos que ele dedicou a um processo de estudos, leituras, visitas a museus, que afinal foi moldando técnicas e conceitos. O artista ? que é, também, arquiteto e professor de Arquitetura na Ufal ? apresenta uma obra madura, que ele diz seguir os princípios do fauvismo, movimento que durou apenas um ano na França, entre 1905 e 1906, e cujo maior expoente foi Henri Matisse (1869-1954).
?As cores dos fauvistas eram alegres?, diz Cabral. ?Eles foram para o sul da França para procurar o sol. Nós estamos no Nordeste, temos esse sol, a luz, as cores. Eu só não sigo neles a questão do paradigma da perspectiva, da coisa mais real, que eles quebraram. Queriam fugir disso e usavam cores fortes ? por isso foram chamados de ?selvagens?, fauvistas. Mas as cores primárias, para mim, são alegres. O Van Gogh, com aquelas cores dele, é muito vibrante para mim, muito alegre ? do sol. Então eu disse para mim, ?bem, vou me assentar por aqui?. Mas não seguindo in totum o fauvismo, pegando um pouquinho de cada coisa: Picasso, Monet, embora não me considere um fauvista. Numa escala de 1 a 10, estou no 3 dessa coisa aí.?
Pedro Cabral prepara primeira exposição individual
CulturaPor Jorge Barboza - Urupema Comunicação 06/09/2015 - 14h 30min Assessoria
Comentários