SMS de Santana do Ipanema realiza Projeto Conduzindo com Saúde

Saúde

por José Malta Neto

A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Ipanema realizou nesta quinta-feira(09) no auditório do CEREST uma palestra do Projeto Conduzindo com Saúde destinado para os motoristas da secretaria.

O Projeto foi desenvolvido pela Enfermeira Sibele Arroxelas e a psicóloga Theny Mary Firemam.

No primeiro momento a psicóloga Theny Mary apresentou o SUS. Destacando os temas: Programa de Humanização na Assistência Hospitalar lançado pelo Ministério da Saúde em 2000 e que só agora começa a tomar corpo. Humanizar e se colocar no lugar do outro, Ser solidário para não ser solitário, Formar grupo de trabalho para humanização com enfoque para o trabalho em equipe, dentre outros.

No segundo momento a enfermeira Sibele Arroxelas falou sobre a ideia do projeto e destacou os cuidados que serão desenvolvidos para o bem estar dos motoristas como atendimento médico, odontológico, psicológico, exames de rotinas etc.

Na explanação do que é o projeto Sibele destacou: Precisamos resgatar esse cuidado com os nossos profissionais e começaremos com os motoristas. Cuidar dos motorista é cuidar de quem nos conduzem. Estamos fazendo de acordo com a Política de Humanização do SUS.

Os objetivos do projeto são: Garantir a realização de exames. Proporcionar melhoria da qualidade de vida. Fazer o levantamento das necessidades de saúde dos motoristas. Aumentar a autoestima dos mesmos e Capacitação na legislação do trânsito.

Sibele apresentou na sequencia uma série de informações com respeito ao dia a dia e rotinas que precisam ser implementadas para o bom desempenho das funções. Regras simples mas que não estavam sendo aplicadas a contento.

No final os participantes puderam apresentar suas considerações sobre os assuntos abordados.

Segundo Sibele essas ações serão desenvolvidas para os demais setores da Secretaria Municipal de Saúde, como também esses encontros serão repetidos para análises e melhorias no processo de capacitação.

Comentários