No encontro serão discutidas as ações do INSS em Alagoas
O Conselho de Previdência Social (CPS) da Gerência do INSS Maceió realiza a sua 44ª Reunião Ordinária nesta quarta-feira, 28/03, às 14h30, no 9º andar do edifício sede do INSS, localizado na Rua Engº Roberto Gonçalves Menezes, 145, centro. No evento, aberto ao público, será abordado o Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) e o Plano de Ação 2010, além da nomeação dos técnicos e analistas previdenciários.
O presidente do Conselho e Gerente do INSS, Edgar Barros, faz uma explanação sobre as Agências da Previdência Social (APS) que serão inauguradas em breve no Estado, sobre as novas ferramentas para monitorar o atendimento nas unidades da previdência, a carta de Serviços do INSS, que esclarece dúvidas sobre os serviços prestados nas APS e a nomeação de novos técnicos e analistas previdenciários.
Na reunião os conselheiros recebem informações sobre a Seção de Administração de Informações e Segurados, avaliam a última audiência pública realizada em Santana do Ipanema e devem confirmar a do próximo mês, em Arapiraca
O papel do conselho é consultivo e de assessoramento. Seus integrantes podem apresentar recomendações à gerência ou superintendência do INSS, ao Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e ao Ministério da Previdência Social. Além disso, podem acionar o Ministério Público, em caso de suspeita de irregularidades. Eles buscam ampliar o diálogo entre a gerência-executiva do INSS e a sociedade, permitindo que as necessidades específicas, no que diz respeito ao debate de políticas públicas e de legislação previdenciárias, sejam atendidas de modo mais eficiente.
Na estrutura do CPS existem quatro representantes do governo: a Gerência Executiva, o Serviço de Benefícios e a Procuradoria Federal Especializada, todos do INSS e a Receita Previdenciária. Além de dois representantes: dos trabalhadores; dos empregadores; e dos aposentados, pensionistas.
Comentários